TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Ensaios: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------4

DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------4

DIVERSIDADE CULTURAL----------------------------------------4

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA-------------------------------------5

DIVERSIDADE HISTÓRICA----------------------------------------5

CONSIDERAÇÕES FINAIS-----------------------------------------6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------6

INTRODUÇÃO

O objetivo deste é mostrar para o leitor o que é, e como é bom trabalhar com a diversidade, como ela esta incluída em nossa sociedade, a história de seu desenvolvimento, quais as suas importâncias, como usar as diferenças de modo produtivo e positivo, e também resaltar qual a importância do pedagogo nesse contexto, e como ele deve desenvolvê-la na sociedade e nas escolas, de maneira que não desvalorize ninguém e promova a igualdade, desenvolvendo assim o seu conhecimento e reproduzindo a sociedade para as pessoas e os alunos, transmitir a importância dela na formação de cada indivíduo e por fim cultivá-la em benefício de todos os membros da sociedade. A socialização dos indivíduos se faz nos processos sociais e as diferenciações são consequências do mesmo processo.

DESENVOLVIMENTO

A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, e diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade, pode ser encontrada na comunhão de contrários. É possível admitir que cada indivíduo é portador de inúmeras características que o diferenciam dos demais, o que pode criar certos preconceitos.

Os preconceitos criados no social são um resultado de todo o processo que cria a norma, e a partir dela o que fica fora é desvio, sendo assim, será julgado como inadequado e indesejável. A diversidade, que é condição humana, se torna mais visível, por vezes, na situação peculiar de alguma deficiência. A diferença não pode mais ser subentendida como inferioridade e nem tampouco estar a serviço e justificar a exploração e marginalidade. Vejamos alguns exemplos de diversidade:

DIVERSIDADE CULTURAL

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/comentadas/img/0130.jpg, diversidade cultural, “negros, brancos e mestiços, uma só cultura”.

A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano, é algo associado à dinâmica do processo associativo. A diversidade cultural é complicada de quantificar, mas uma boa indicação é pensar em uma contagem do número de línguas faladas em uma região ou no mundo como um todo. É possível argumentar que a diversidade cultural pode ser vital para a sobrevivência a longo prazo da humanidade e pois a preservação das culturas pode ser tão importante para a humanidade como a conservação das espécies e do ecossistemas para a vida em geral.

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

Fonte: http://e-faro.info

A diversidade linguística, neste caso, está relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes. A linguagem como parte da cultura é considerada não somente no sentido oral, mas se estende à totalidade da comunicação simbólica, na qual se incluem a fala, os gestos, as expressões e outros mecanismos de manifestação do indivíduo. A mesma cultura apresenta variações de linguagem que indicam a existência de subculturas, que serão mais corretamente caracterizadas observando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com