Produção Textual
Artigo: Produção Textual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DenizeDias • 16/5/2014 • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 318 Visualizações
A contabilidade faz parte das ciências empresariais, pois juntamente com administração, economia, marketing e direito, se encarrega das gestões das empresas, contribuindo para o desempenho financeiro da empresa gerando riquezas. Independentemente da finalidade para qual foi criada, visando ao lucrou não, todas as empresas, cooperativas, associações, organizações governamentais ou não-governamentais utilizam-se de diversos recursos materiais ou humanos. A contabilidade é a responsável pela produção de informações. Seja qual foro tamanho da empresa, necessariamente ele terá que se valer da contabilidade na busca de informações sobre seu negócio. A proposta deste trabalho é oferecer uma forma didática e acessível, trazendo conhecimento para o entendimento dos relatos contábeis com a evolução natural do comercio.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 QUESTÃO A
Quais as informações nossos gestores precisariam levantar para formar uma opinião a respeito dessa oportunidade? Por que deveriam levantar cada uma das informações que você sugeriu, justifique.
Primeiramente é necessário montar um Plano de Negócios um projeto por escrito pelo qual o empreendedor realiza os estudos sobre suas ideias e os passos que deve seguir para transformá-las em um empreendimento de sucesso, sendo capaz de analisar a viabilidade esperada do negócio, além de prevenir possíveis riscos e incertezas. Quanto mais detalhadas as informações sobre o negócio pretendido, mais o Plano de Negócios contribuirá com o sucesso da sua atual ou futura empresa. Entre as principais informações que devem conter em um Plano de Negócios estão:
• o setor de atividade em que sua empresa atua;
• o enquadramento jurídico e tributário da sua empresa;
• o patrimônio líquido atual da empresa; • principais mercadorias (produtos, serviços, ou soluções) comercialização• público-alvo, ou o segmento de mercado, que será atendido;
• principais concorrentes;
• ações de promoção e divulgação que utiliza, ou pretende utilizar;
•os seus fornecedores;
• os custos totais (custos e despesas fixas e variáveis) e o valor das vendas ao mês;
• a frequência das compras;
• qual o prazo médio de pagamento concedido pelos fornecedores;
• qual o prazo médio de recebimento das vendas; • investimento em capital fixo (máquinas, reformas/ampliações, mobiliários, equipamentos, etc);
• investimento em capital de giro (matérias-primas, mercadorias, insumos, despesas variáveis, etc) e;
• estimativa do novo faturamento, após o investimento.
2.1.1 QUESTÃO B
Em que a Contabilidade contribui em termos de informações sobre as empresas para o apoio á tomada de decisões? Qual o seu objeto, seus objetivos e seus usuários?
Os dados contábeis são matérias-primas de informações, que devem ser tratados, para que gerem informações úteis e representem um instrumento gerencial para o processo decisório de forma a alcançar uma vantagem competitiva sustentável. As informações geradas pela Contabilidade Gerencial podem auxiliar os gestores a melhorar a qualidade das operações, reduzir custos operacionais e aumentar a adequação das operações às necessidades dos clientes. A Contabilidade Gerencial cria valor dentro da empresa, pois está envolvida com o processo de identificação, mensuração, análise e interpretação dos dados para transformá-los em informações, que serão utilizadas no planejamento, controle e tomada de decisão pela administração da entidade.
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
Os usuários tanto podem ser internos, como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pela qual as informações geradas pela entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.
Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.
Em países com um ativo mercado de capitais, assume importância ímpar a existência de informações corretas, suficientes e inteligíveis sobre o patrimônio das Entidades e suas mutações, com vista à adequada avaliação de riscos e oportunidades por parte dos investidores, sempre interessados na segurança dos seus investimentos e em retornos compensadores em relação às demais aplicações. A qualidade dessas informações deve ser assegurada pelo sistema de normas alicerçado nos Princípios Fundamentais, o que torna a Contabilidade um verdadeiro catalisador do mercado de ações.
O tema é vital e, por consequência, deve-se manter vigilância sobre o grau em que os objetivos gerais da Contabilidade aplicada a uma atividade particularizada estão sendo alcançados. O entendimento das informações pelos próprios usuários pode levá-los a conclusão da necessidade de valer-se dos trabalhos de profissionais da Contabilidade.
2.1.1.1 QUESTÃO C
Existem aspectos culturais que também influenciam nas decisões e no cotidiano empresarial? O que vem a ser essa tal de cultura empresarial e no que ela interfere nas práticas organizacionais?
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender
...