TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdiciplinar Individual

Trabalho Universitário: Produção Textual Interdiciplinar Individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA..............................................................5

2.1 INFLAÇÃO..............................................................................................................6

2.2 TAXA DE JUROS...................................................................................................7

2.3 TAXA DE CÂMBIO.................................................................................................8

3 METODOS QUANTITATIVOS................................................................................10

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE..........................................................................12

5 CONCLUSÃO..........................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado para apresentar de maneira ampla, clara e objetiva idéias no campo administrativo, com os assuntos relacionados a macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, que juntos formam um conceito sólido e acaba por fornecer uma visão abrangente. Assim também foi colocado o conceito de ética empresarial inserido no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.

Abordando os problemas do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.

2. MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

A economia é tida como: “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011).” Esta por sua vez é dividida em dois pontos de vista, a microeconomia e macroeconomia.

A microeconomia analisa a interação dos agentes econômicos no mercado, adotando o princípio organizador do comportamento racional da pessoa, definindo de forma restrita a otimização das escolhas , que é realizada por cada individuo para alcançar os seus objetivos. Este tem uma visão reducionista, reduz até alcançar o nível de um individuo. E agrega a soma do comportamento dos indivíduos para explicação dos movimentos sociais como um todo. É vista como pequenas unidades econômicas, como empresas e consumidores submetidos a frequentes mudanças.

A macroeconomia por sua vez possui um modelo fundamentado na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Uma das variáveis centrais inflação, taxa de juros e taxas de câmbio.

2.1 INFLAÇÃO

Entende-se por inflação o nível de atividade econômica, medido pelo produto real da economia. E se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Existem dois medidores fundamentais de inflação o Índice Geral de Preços ( IGP) e o Índice de Preços ao Consumidor ( IPC), são os índices mais antigos e abrangente. Sendo o IGP o resultado da composição dos preços e o IPC mostra a mudança de preço no varejo. Um exemplo clássico da inflação ocorreu nos anos 1974 a 1994 no Brasil, a inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços no varejo. A fim de solucionar o problema foram criados sete planos: Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Feijão com Arroz, Plano Verão, Plano Collor I, Plano Collor II.

“RIO - A inflação oficial do País, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou e subiu 0,35% em setembro, ante alta de 0,24% em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até setembro, o IPCA acumula altas de 3,79% no ano e 5,86% em 12 meses. Segundo o IBGE, é a primeira vez no ano que a taxa acumulada em 12 meses fica abaixo de 6%

O grupo Transportes foi o principal responsável pela aceleração da inflação em setembro, principalmente por causa do aumento do preço das passagens aéreas.

O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam uma taxa entre 0,30% e 0,46%, com mediana de 0,34%.”

(Economia & Negócios e Idiana Tomazelli, da Agência Estado)

2.2 TAXA DE JUROS

A taxa de juros real e nominal esta intimamente correlacionada com a taxa de inflação, que por sua vez calcula a taxa baseado no risco agregado no investimento. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de câmbio, que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional.

Brasil volta a ter as maiores taxas de juros básicos do mundoBanco Central eleva a Selic em 0,5 ponto percentual, para 9,5% ao ano. Ao repetir o comunicado de alta pela quarta vez, Copom deixa as portas abertas para encerrar o ciclo de aumento em novembro, a 9,75%, evitando desgastes para o governo em 2014

(Correio Braziliense, Brasília 11 de outubro de 2013)

2.3 TAXA DE CÂMBIO

Taxa de câmbio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com