Produção Textual Interdisciplinar
Artigo: Produção Textual Interdisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DONGLS • 3/5/2014 • 4.872 Palavras (20 Páginas) • 268 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
GRACIELA CARNEIRO DE REZENDE
Produção Textual Interdisciplinar
GOIANIA
2013
Graciela Carneiro de Rezende
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Educação da criança de 0 a 5 anos,Organização e didática na educação infantil, Ludicidade e educação,Ensino e alfabetização l,Ensino da linguagem oral e escrita.
Profª. Rosely Montagnini
Profª. Edilaine Vagula
Profª.Marlizete Steinle Bonafini
Profº.Alexandre Vilas Bôas
Profª.fª.Raquel Franco
Profª: Janice Antonieta Borges Ramos (tutora de sala).
Profª: Lucinéia Arantes de Oliveira (tutora virtual).
GOIANIA
2012
Introdução
O presente trabalho suscita a importância da educação infantil, para o desenvolvimento integral do aluno. Para isso, trago uma idéia de como pode ser organizado o ambiente de trabalho nessa etapa, que atitudes o professor deve ter com a criança dessa fase, por qual caminho deve seguir o planejamento e a avaliação na educação infantil e ainda a relevância do brincar na construção do ser adulto.
O objetivo desse trabalho foi entender se o ato de cuidar estava associado ou dissociado do ato de educar, e , para tal se fez necessário uma busca histórica da concepção de criança. Pois, é sabido que o contexto sócio-histórico em que a criança está inserida é de revelável importância no entendimento sobre a infância e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação.
O problema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar – educar e o que este implica para se obter uma qualidade na educação infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extrema importância o desevolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e emocional.
Desenvolvimento
A educação passou por uma grande evolução ao longo dos séculos. Desde o processo educativo voltado para a sobrevivência nas civilizações antigas, até os dias de hoje, onde existem diversas tendências pedagógicas visando o pleno desenvolvimento humano.
Uma vez que toda educação tem objetivos a serem alcançados, vemos nos projetos pedagógicos, diversas habilidades e competências, as quais as crianças devem adquirir em determinado período de tempo. Entretanto, para alcançarmos tais metas, precisamos compreender que necessitamos de algumas estratégias que nos auxiliarão na nossa caminhada, enquanto educadores, entre tantas citaremos a organização do ambiente de sala de aula, dinâmica de trabalho entre professores e alunos e alunos e ainda planejamento e avaliação, dentre outros.
Para fornecermos um processo educativo de qualidade e que vive o desenvolvimento do educando, precisamos oferecer-lhe um ambiente organizado, como nos menciona Kramer (2006 p- 80), que não basta apenas que os materiais didáticos sejam adequados, é preciso que eles estejam articulados de maneira que favoreça a construção do conhecimento da criança.
Um fator que influenciará na construção do conhecimento pela criança é o incentivo do professor, o qual deve estar sempre atento às novas descobertas, evitando dirigir-se à criança somente quando esta comete algo errado. Mas acima de tudo, o educador de educação infantil deve compreender que ele é mais um no grupo e que sua contribuição embora seja importantíssimo, não será única, pois mesmo que trabalhe com crianças pequenas, elas já tem uma boa bagagem de conhecimentos a serem compartilhados.
Visto que é preciso levar em consideração a participação da criança no processo produtivo, a sua escolarização, o processo de socialização no interior familiar e suas atividades cotidianas, pois estes fatores estão ligados à posição da criança na estrutura sócio-econômica em que esta se encontra inserida.
A criança é vista como sujeito de direito social. A criança não é apenas uma promessa de futuro, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade , são atores sociais. A infância é fruto da construção histórico, social e cultural da sociedade e de um determinado tempo e lugar. A criança como ser social de direitos recebe a garantia de um desenvolvimento integral assegurado por lei.
Portanto, a criança não pede para nascer e se veio ao mundo, assim como todo cidadão, deve ter garantido seus direitos é que na sua fase inicial goze de uma boa educação, o que implica em cuidados essenciais.
Cabe aqui então falar sobre a relação entre o cuidar e educar na educação infantil. A príncipio, faz-se necessário definir o que seria educar. De acordo com o RCNEI(1998), o educar significa:
“Propiciar situações de cuidado, brincadeira e aprendizagem
orientadas,de forma que possa contribuir para o desenvolvimento
...