Produção Textual Interdisciplinas-individual
Casos: Produção Textual Interdisciplinas-individual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elianevha • 11/10/2013 • 264 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Taxa de juros
E, como a taxa de juros pode afetar a queda dos preços? Segundo Pedro Paulo, com o aumento da Selic os financiamentos também ficam mais caros, suprimindo não só os empréstimos - que injetam dinheiro na economia - como também a quantidade de compras realizadas a partir de novos financiamentos. O aumento da taxa de juros afeta a demanda, segundo Pedro Paulo Bastos, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O problema para o especialista, no entanto, é que a inflação atual do Brasil tem sido impulsionada por um choque na oferta, e não da demanda. "O que os juros vão influenciar, por exemplo, no aumento dos preços dos serviços, que cresceram com o salário mínimo? Ou em choque agrícolas, como tivemos no mundo inteiro ano passado, elevando os preços? Nada. O aumento dos juros não tem influência na inflação do Brasil atual", afirma.
Taxa de câmbio
Outra variável que também pode afetar a inflação é a taxa de câmbio, que mede o "preço" em reais para se comprar um dólar, divisa internacional na economia. A desvalorização da moeda norte-americana encarece os produtos importados, impactando diretamente na economia.
"Não é só o azeite ou o vinho que ficam mais caros, mas nós compramos diversos insumos para a indústria, matérias primas do mercado internacional, que vêm cotadas em dólares. Isso tem um efeito de escala, que encarece os produtos da economia como um todo", afirma o professor.
Porém, a indústria nacional agradece quando o fenômeno acontece. "Os produtos nacionais, cotados em real, ganham em competitividade. Isso é bom porque gera empregos, tributos e investimentos", analisa Pedro Paulo.
...