TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textualindividual

Projeto de pesquisa: Produção Textualindividual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 MODELOS DE HOMEM E TEORIA ADMINSTRATIVA 4

2.1.1 Teorias da Administração e o Homem 4

2.1.1.1 Ficha/Resumo 4

2.1.1.1.1 Darwinismo Social 4

2. 1.1.1.1.1 Características do Comportamento de cada tipo de homem....................4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho, tem como objetivo entender porque a teoria Administrativa precisa de novas adaptações em decorrência da evolução do homem. Conhecer os modelos de homem inseridos hoje no mercado de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E O HOMEM

O ser humano também sofreu alterações existenciais e seus paradigmas comportamentais foram influenciados por cada momento histórico. O homem progrediu, mas sofreu também involuções em processos e condições sociais.

O homem operacional está relacionado a teoria clássica que caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

O homem relativo está relacionado a teoria das relações humanas, que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos.

O homem parentético está relacionado a teoria neoclássica que caracteriza- se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração.

2.1.1 FICHA/RESUMO

A teoria administrativa não pode mais tornar autentica a racionalidade funcional da organização. No passado o objetivo das organizações era a superação da escassez de bens materiais e serviços elementares. Nos dia de hoje muitas empresas ainda sofrem problemas por terem em sua estrutura organizacional esse pensamento básico e não se preocupam com as necessidades mais complexas como as de autoestima e auto realização. Felizmente as mudanças de orientação nas abordagens à organização e ao trabalho vêm se atualizando frequentemente.

O homem tem sido considerado um recurso organizacional e ser maximizado em termos de produto físico mensurável. Isso implica em um método autoritário de alocação de recursos, onde o trabalhador é visto como ser passivo que deve ser programado por especialistas para atuar dentro da organização, requer também conceitos de treinamento, motivação por recompensas materiais e econômicas e que o trabalho é essencialmente um adiantamento da satisfação. O objetivo principal da administração é reforçar comportamentos que apoiem sua racionalidade específica. Buscando alcançar essa meta, alguns aspectos do contexto organizacional estão recebendo hoje uma atenção considerável – agora o processo recebe maior atenção do que a estrutura e as tarefas do que as rotinas. Porém a atual teoria ainda não é adequada às necessidades presentes.

Faz parte também da organização o homem parentético, ele, por tentar ser autônomo, não pode ser psicologicamente enquadrado como aqueles indivíduos que se comportam de acordo com os modelos reativo e operacional. Ele é crítico às premissas de valor presentes no dia-a-dia, consegue visualizar melhor o ambiente, examiná-lo e avaliá-lo. Esse homem não se esforça demasiadamente para obter sucesso como faz aquele que quer subir, ele dá grande importância ao eu e tem urgência em encontrar um significado para a vida. Não trabalharia apenas para fugir à apatia ou indiferença, porque o comportamento passivo iria ferir seu senso de autoestima e autonomia. Embora pudesse ser um grande empreendedor, não aceitaria acriticamente padrões de desempenho. Iria esforçar-se para influenciar o ambiente, para retirar dele tanta satisfação quanto pudesse.

Um número cada vez maior de indivíduos toma consciência de que a eliminação do trabalho é agora uma possibilidade factível, e o conhecimento deste fato condiciona suas atitudes para com o trabalho e a organização. É difícil motivar esse tipo de pessoa com práticas gerenciais tradicionais. Por esse motivo que não é suficiente gerir as organizações, é necessário dirigir a sociedade total.

O trabalhador médio na atual sociedade industrial avançada percebe que está perdendo competência ao lidar consigo mesmo e o ambiente global. Quanto mais o indivíduo comum se torna consciente desse fato, menos ele deseja incorrer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com