Produção agrícola
Tese: Produção agrícola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcondes155 • 26/4/2014 • Tese • 632 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
A produção agropecuária deixou de ser “coisa” de agrônomos, de veterinários, de agricultores e de pecuaristas, para ocupar um contexto muito complexo e abrangente, que é o do AGRONEGÓCIO, envolvendo outros segmentos.
Segundo Araújo (2005, p. 17), “Já não se trata de propriedades autossuficientes, mas de todo um complexo de bens, serviços e infraestrutura que envolve agentes diversos e interdependentes”.
Agribusiness foi criado pelos pesquisadores Davis e Goldberg. Universidade de Harvard, EUA, em 1957.
O termo agribusiness foi substituído no Brasil pelo termo agronegócios, a partir da segunda metade da década de 1990.
Agronegócio é a soma das operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e comercialização dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.
Sistema agroindustrial
Commodity sistem approach, antes da porteira, dentro da porteira, após a porteira, cadeias produtivas, cluster e/ apl.
Em uma dimensão mais ampla, o cluster agrega empresas em torno do paradoxo entre a competição e a cooperação, os quais coexistem ao mesmo tempo.
Clusters
1) proximidade geográfica; 2) especialização setorial; 3) predominância de pequenas e médias empresas; 4) estreita colaboração entre as empresas; 5) competição entre as empresas baseadas na inovação; 6) identidade sócio-cultural comconfiança; 7) organizações de apoio efetivamente ativas; e 8) promoção pelos governos regionais e municipais.
o estudo dos clusters agroindustriais procura mostrar as integrações e inter-relações entre sistemas (ou cadeias) do agronegócio, em um espaço delimitado.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES, 2003) define APL como:
Uma concentração geográfica de empresas e instituições que se relacionam em um setor particular.
Para Arbix (2004, p. 7-8), os APLs são caracterizados por:
1)aglomeração de empresas de pequeno e médio porte que exploram uma mesma atividade econômica; 2) existência de cooperação e troca de informações entre empresas; 3) existência de cultura comum e relações de confiança entre empresas 4) existência de apoio institucional público ou privado às atividades comum ao setor.
Marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
Qual é a importância do Marketing
Tão importante quanto ter um produto de qualidade, é divulgá-lo. Todas as empresas que hoje tem uma marca forte e que são considerada referência no seu ramo de atuação não conseguiram tal façanha do dia para a noite, mas adquiriram ao longo do tempo. Daí surge à importância de se investir em marketing.
DIFERENÇA ENTRE MARKETING
...