Produção textual Interdisciplinar
Por: David William Modesto • 19/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.236 Palavras (9 Páginas) • 620 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
. EM EMBELEZAMENTO E IMAGEM PESSOAL.
ENIDELCI DO NASCIMENTO MUSSI LEAL
DAVID WILLIAM MODESTO
Samie de Souza Baptista
Vanessa Rejane da Cruz
Produção textual Interdisciplinar
[pic 3]
Votorantim
2017
Produção textual Interdisciplinar
Trabalho apresentado ao Curso
Tec. Em Embelezamento e Imagem Pessoal.
da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná,
para a disciplina: produção textual Interdisciplinar
Orientador: Prof:Gisele Aparecida Campos Paes
Prof: Elizangela Serra Ferreira
votorantim
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................ 4
3 CONCLUSÃO
6
4 REFÉRENCIA .......................................................................................................................7
5 ANEXO.....................................................................................................................................8
INTRODUÇÃO
Atualmente a evolução da indústria cosmética vem revolucionando o mercado brasileiro, lançando diversos produtos para tratar e embelezar os cabelos, no entanto observa-se que algum tipo tem ocasionado várias alergias em alguns clientes. São eles: tinturas, creme alisante, escova inteligente, pó descolorante e até mesmo o simples shampoo podem causar alergias em clientes no salão de cabeleireiros ou centro de estética, é necessário que se tome todas as precauções necessárias, isolando as mãos, rosto e orelhas do contato com o produto se tratando de todas as químicas. As alergias estão presentes na vida de muitas pessoas, podendo até chegar a níveis avançados comprometendo a saúde do indivíduo. Indivíduos vaidosos tendem a enquadrar-se em um padrão
estético de autovalorização, bem-estar e alta autoestima (Lyubomirsky
& Ross, 1997). Por outro lado, o modelo ideal de beleza cria armadilhas para os indivíduos menos vaidosos, deixando-os insatisfeitos e deprimidos, desconfortáveis com o próprio corpo e com a autoestima baixa (Gomes & Caramaschi, 2007).
No nosso centro de embelezamento uma cliente ligou marcando tintura no cabelo a recepcionista marcou com o profissional marco. A cliente Denise Silva, 30 anos, vendedora de roupas ela queria mudar o visual que já estava cansada da aquela cor no cabelo, O profissional perguntou se ela já tinha química no cabelo ela disse que já vem fazendo procedimento desde os 15 anos de idade, além disso, ela reclamou que precisava resolver uma dor no pescoço que sentia ao acordar, que melhorava ao longo do dia, mas que incomodava ao se movimentar.
Na conversa com cliente ela vem buscando tendência de cores ditadas pela moda, ela já iniciando bem cedo o uso de “tinturas” nos cabelos e uma busca estressante por tratamentos estéticos divulgados na mídia. Durante a avaliação, o profissional Marco do Centro de Embelezamento fez avaliação dos fios de cabelos, constatou que os cabelos estavam ásperos e um pouco porosos e orientou a cliente a evitar outros procedimentos com substâncias químicas e aguardar um tempo para realização de novo procedimento para coloração dos fios o profissional percebeu que a pele do couro cabeludo ficou vermelha e irritada e a cliente apresentava dificuldade respiratória.
Mais mesmo assim ela quis fazer o procedimento, foi usado os produto tinturas creme, creme alisante, escova inteligente, pó descolorante que foi feito o processo de descoloração de raiz , também realizado o teste de mecha e logo em seguida realizado o processo de execução do trabalho, somente descoloração da raiz, pois a cor natural dos cabelos da cliente eram castanho escuro (3.0) e a cor artificial era louro médio acobreado (7.4 ), foi aplicado pó descolorante com água oxigenada de 9% (30 volumes),estava no tempo de pausa quando a cliente se queixou de muita coceira no couro cabeludo seguido de uma ardência quase que insuportável, já fazia quase uns 20 minutos que estava agindo o produto na raiz dos cabelos. O profissional imediatamente interrompeu o procedimento, iniciou os primeiros socorros prontamente e acionou o serviço médico de urgência e emergência que chegou em minutos, evitando um choque anafilático que poderia ser fatal.
Após uma pesquisa feita com clientes Denise Silva que apresentaram reações químicas adversas após o uso de produtos capilares, pode se observar as diferentes reações de cosméticos como tinturas permanentes para os cabelos, que são os produtos cosméticos que produzem os efeitos adversos mais graves.
Houve casos de reações alérgicas na cliente que há muitos anos usavam coloração nos cabelos, após algum tempo da aplicação do produto seu couro cabeludo começou a arder e ficar vermelho, diante disto, foi visto que as clientes têm alergia às tinturas permanentes e hoje ela passava a usar somente tonalizantes, pois a chance de apresentar reações alérgicas é bem menor.
Os sintomas foram vermelhidão e coceira no couro cabeludo. Outro produto que causou reações adversas foi o uso do formol, ele tem sido utilizado em diversas, vezes com objetivo de alisar o cabelo. As reações adversas que obtive em relação ao formol de acordo com a cliente foram: pele irritada, vermelhidão, dor, queimaduras, dores na garganta e tosse. Ao se inalar a fumaça proveniente do produto com formol, sintomas como irritação na garganta e súbito ataque de asma. Em casos ainda mais graves de intoxicação, pode ocorrer a hospitalização do cliente. O shampoo também foi um dos produtos que causou irritações adversas na cliente, Denise Silva disse que está causando sensações de ardência no local, coceira, vermelhidão e dermatite de contato, uma das afecções mais comuns na dermatologia, sendo mais comum em adultos e do sexo feminino. Orientações passadas em relações a esses produtos e suas reações químicas, antes de qualquer coisa é preciso verificar o estado do couro cabeludo, observar se tem alguma região irritada, se há ferimentos, vermelhidão, pois os produtos químicos podem agravar essas lesões.
...