Progração De Produção
Pesquisas Acadêmicas: Progração De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacquelinegomes • 24/10/2013 • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 408 Visualizações
INTRODUÇÃO 3
CAPÍTULO 1: CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO /ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS 4
CAPÍTULO 2: ASPÉCTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO 5
CAPÍTULO 3: ASPÉCTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS AO CONTROLE DA PRODUÇÃO 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
TAUBATÉ /SP – UNIDADE 1
INTRODUÇÃO
Diante de um mercado extremamente competitivo, o Planejamento e Controle da Produção vêm atender com eficiência e eficácia as exigências das grandes empresas.
A partir dos objetivos estabelecidos pela diretriz da empresa, o processo do PCP, planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente para buscar melhor desempenho possível.
Analisa as necessidades de matérias prima, de acordo com a necessidade da produção e atendimento aos releases dos clientes.
Realiza as programações diárias, semanais e ou mensais, de acordo com o programa estabelecido dentro de cada empresa, visando atender um dos pilares do tripé que, fundamentam as organizações, para consolidação no mercado, qualidade, custo e prazo de atendimento.
O PCP define a interface dentro das organizações, visando o abastecimento dos estoques, de almoxarifado e expedição, com estoques de segurança, estabelecidos em acordo com os limites dos prazos de entregas, tanto dos fornecedores como aos clientes.
Reconhecemos nesta pesquisa o papel fundamental do Planejamento e Controle da Produção para o sucesso da empresa e um futuro promissor, sem o qual não seria possível identificar as falhas nos processos e corrigi-las a tempo.
CAPÍTULO 1: CONCEITOS SOBRE O PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO /ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS.
“O planejamento consiste a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a ultima” (Chiavenato, 2004)
Planejamento é a função administrativa que define quais os objetivos deverão ser atingidos e qual a melhor maneira de atingi-los. O planejamento está voltado para o futuro da empresa.
Ele é feito num conjunto de planos, ou seja, o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazer e como fazer.
Controlar é a função administrativa que, consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que o planejamento seja seguido da melhor maneira possível. É tarefa do controle, verificar se tudo o que foi planejado esta sendo executado e identificar erros e desvios, para poder corrigi-los e evitar constantes repetições.
Entre os tipos de planejamento e controle utilizados pelas indústrias estão: planejamento e controle da capacidade produtiva, de estoque, da cadeia de suprimentos, MRP, Just in Time, Kan Ban, de projetos e de controle da qualidade.
“Planejamento e controle da capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda” (S.LACK et al.1997. p.347)
A finalidade do planejamento e do controle da produção é aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa. Irá atuar sobre os meios de produção buscando o propósito de buscar a eficiência e, cuidar para que os objetivos da produção sejam alcançados a fim de alcançar a eficácia.
CAPÍTULO 2: ASPÉCTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
Programar a produção significa determinar o prazo para a realização das tarefas e operações de produção, de acordo com os tempos definidos. Deverá detalhar o plano para a execução no dia a dia.
A programação da produção visa estabelecer um fluxo de informações para todos os setores envolvidos, com o propósito de coordenar e integrar os processos produtivos da empresa. Deve conter os seguintes itens: o quê, quanto, quando e onde.
Seus principais objetivos são:
1. Coordenar e integrar todas as unidades envolvidas;
2. Garantir a entrega dos produtos aos clientes, nas datas agendadas e previstas;
3. Garantir a disponibilidade de matéria – prima;
4. Distribuir a carga de trabalho às diversas unidades, assegurando assim a melhor sequencia de produção e melhor resultado eficiente e eficaz.
5. Balancear o processo produtivo, evitando desperdícios;
6. Aproveitar ao máximo a capacidade instalada da empresa, capital investido e todos os materiais em processamento.
As técnicas de programação se resumem na construção de cronogramas, tais como gráficos de Gantt, gráficos de montagem, gráficos de carga, e outros.
Existem também técnicas mais sofisticadas, como Program Evaluation Review Technique (PERT) ou Técnica de Avaliação e Revisão de Programas, o Critical Path Method (COM), o Método do Caminho Crítico, a Programação Linear, etc.
A programação da produção é realizada em quatro fases distintas:
• Aprazamento ou fixação de prazos ou datas,
• Roteiro ou fluxo de processos,
• Emissão de Ordens e liberação de produtos ou recursos.
CAPÍTULO 3: ASPÉCTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS AO CONTROLE DA PRODUÇÃO
Controlar a produção significa guiar e regular as atividades da empresa, a fim de garantir o alcance dos objetivos almejados. O Controle irá medir e corrigir o desempenho, para garantir a eficiência e a eficácia dos planos da empresa.
A finalidade do controle é avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa, comparando o programado com o realizado, apontando as
...