Prointer 3 Relatorio párcial Anhanguera
Trabalho Universitário: Prointer 3 Relatorio párcial Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 123456hhhhh • 13/6/2014 • 1.308 Palavras (6 Páginas) • 1.474 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
POLO (CEAD) – SOBRADINHO/DF
TIAGO ROCHA DA SILVA RA 7981716974
THIAGO JOAQUIM BOITRAGO RA 445693
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTERIII)
(ETAPA I)
Tutor Presencial: Professora: ADRIANA
Relatório Parcial Levantamento Bibliográfico + Adequação das
ATPS’s a Proposta do Prointer III.
01) Qual a importância das Técnicas de Recrutamento e Seleção para Gestão de Pessoas dentro das Organizações
?
Toda organização vive de seus resultados e seus resultados são gerados através de seus colaboradores, que precisam estar comprometidos com a organização e identificados com sua posição de trabalho. Sendo assim, evidencia-se a importância de um recrutamento e seleção eficaz e eficiente. A seleção por competência é a ferramenta mais adequada para identificar um colaborador produtivo e comprometido com a organização.
As técnicas para avaliação e seleção de candidatos são renovadas constantemente, e apesar da tecnologia vir ao encontro das necessidades coorporativas para uma seleção rápida e eficiente, constata-se, entretanto que “Nas áreas de staff os desafios também são grandes, pois os currículos são construídos para atrair os Selecionadores, porém nas entrevistas, provas de conhecimento específico da área o conteúdo fica a desejar. Há candidatos que para conseguirem o emprego falam de cursos Universitários que não fizeram, e isto já precisa ser sempre investigado”, conforme constatação da professora universitária Maria de Fátima Martins Diretora da RH First Line e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação do MBA em Gestão de Pessoas da Universidade São Marcos e do Grupo TeD.
Existem hoje várias formas de recrutamento e seleção, mas dentre as pesquisadas acredita-se que a sequencia abaixo apresentada seja a estratégia adequada:
- Recrutamento internet como meio de recrutamento (site próprio)
- avaliação do currículo acadêmico formação
- avaliação de currículo experiência histórico
- apresentação pessoal – imagem pessoal, comportamento social, postura.
- identificação de talentos - Seleção (os testes on-line, na realidade, serão feitos dentro da empresa, evitando que terceiros auxiliem os possíveis candidatos).
- dinâmicas interativas on-line – jogos de seleção – línguas estrangeiras conhecimentos gerais.
02) De que forma conhecimentos na área de Relações Sindicais e Negociações trabalhistas poderão trazer benefícios para os processos na área de pessoas nas Organizações?
Gestão e treinamento são dois pontos fundamentais para o sucesso de qualquer atividade empresarial. Nas áreas trabalhista e sindical não é diferente. A importância e a própria eficácia do treinamento consistem na apresentação aos participantes, por intermédio de uma abordagem dinâmica e interativa, de uma visão diferenciada quanto à gestão das relações trabalhistas e sindicais, de acordo com aquilo que denominamos processo de negociação coletiva de trabalho, ou seja: uma metodologia moderna de direcionamento estratégico nessa área de atuação.
Há atualmente à disposição das empresas um arsenal de ferramentas para gestão do ambiente do trabalho, tais como: pesquisas de clima, entrevistas de desligamento, índices de aceitação do “layout” dos ambientes fabris, mapa de vulnerabilidades, mapeamento das demandas trabalhistas, entre outros. Essas ferramentas dão um bom direcionamento do que deve permanecer ou ser modificado para uma boa gestão do ambiente de trabalho.
A boa gestão do ambiente e essas respostas dos empregados são essenciais para direcionar o projeto. Esse se diferencia por ser efetivado, dentre outros aspectos, por treinamentos, mediante abordagem expositiva, com uma visão crítica que fornece uma análise completa do tema, com uma ampla abertura para o campo da interação e discussão, sendo indicado a todos que participam direta ou indiretamente da gestão das relações sindicais da empresa.
Na atual conjuntura, a discussão sindical envolve muitos fatores como, por exemplo, debates sobre as cláusulas econômicas. Antigamente, se discutia uma recomposição da inflação na casa de dois dígitos. Isso não acontece mais e a consequência é um impulso para uma negociação mais pesada sobre vários enfoques junto a relação de emprego, dentre eles, os mecanismos de remuneração, benefícios e cláusulas sociais. Com isso, a interligação da negociação com os processos de recursos humanos e o gerenciamento das relações trabalhistas tomou uma dimensão maior ainda.
Atualmente, são muitas as propostas em discussão sobre a reforma sindical. Muito tem se discutido quanto à organização das entidades sindicais, sua forma de custeio, dentre outros temas. Mas, o que de concreto aconteceu foi à aprovação da Emenda 45, que trouxe o “comum acordo” que, em tese, diminui o poder normativo, uma vez que a parte que decidir ingressar com um dissídio deve ter o consenso da outra. Na prática, porém, a discussão ainda não tem um posicionamento
...