Projeto De Software - Lista De Exercicios
Pesquisas Acadêmicas: Projeto De Software - Lista De Exercicios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danilovilarinho • 17/6/2014 • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 861 Visualizações
1. Defina “Padrão de Projeto”.
R: O padrão é uma descrição do problema e da essência de sua solução, de modo que a solução possa ser reusada em diferentes contextos.
2. Apresente, pelo menos, duas vantagens da utilização de padrões de projeto.
R: Além de serem soluções já testadas para problemas comuns, tornaram-se um vocabulário para se falar sobre um projeto.
Pode ser aplicada a qualquer tipo de software.
3. Julgue a afirmação a seguir como verdadeira ou falsa, justificando sua resposta: “Padrões de Projeto são associados apenas a projetos Orientados a Objetos”.
R: Falsa, pois ela pode ser associada também a projetos Orientados a Aspectos.
4. Julgue a afirmação a seguir como verdadeira ou falsa, justificando sua resposta: “O uso Padrões de Projeto possui tantos benefícios que eles devem ser aplicados sempre, em todo e qualquer sistema”.
R: Falsa, pois ela traz mais complexidade ao código.
5. Julgue a afirmação a seguir como verdadeira ou falsa, justificando sua resposta: “O uso de Padrões de Projeto acaba com o problema de projetos mal feitos”.
R: Falso. Se você utilizar um conjunto excessivo de padrões, pode acontecer de não dar certo e assim ficando projetos mal elaborados.
6. Quais são os elementos essenciais da descrição de um padrão de projeto?
R: Os quatro elementos essenciais dos padrões propostos pela GoF são:
• Um nome que seja uma referência significativa para o padrão.
• Uma descrição do problema e seu contexto (descreve quando aplicar o padrão).
• A descrição da solução: apresenta os elementos que constituem o padrão, seus relacionamentos, responsabilidades e colaboradores.
• Uma declaração das consequências da aplicação do padrão.
7. Como os padrões de projeto da Gangue dos Quatro (Gangue of Four - GoF) são classificados? Que tipo de características apresentam os padrões de cada categoria? Cite, pelo menos, dois exemplos de padrões para cada categoria.
R: Os padrões podem ser classificados quanto à sua finalidade:
• Criacional: os padrões de criação se preocupam com o processo de criação de objetos;
• Estrutural: os padrões estruturais lidam com a composição de classes ou de objetos;
• Comportamental: os padrões comportamentais caracterizam as maneiras pelas quais classes ou objetos interagem e distribuem responsabilidades.
Exemplos: Factory Method, Abstract Factory, Builder, Prototype e Singleton
8. Como podemos definir o conceito de “interface” em Orientação a Objetos (OO)? Dê exemplos.
R: Interfaces não possuem implementação, apenas a assinatura das operações.
Exemplo:
public interface Calculadora {
int somar(int, int);
}
9. O que são classes abstratas? Para que elas servem? Dê um exemplo de sua utilização na linguagem OO que você tiver mais afinidade.
R: Classes abstratas podem conter operações com implementação ou operações abstratas (sem implementação).
Exemplo:
Public abstract class Fabrica_Montadoras
{
Public abstract JLabel Luxo();
}
10. Qual é a intenção do padrão Abstract Factory? Quais são os principais elementos deste padrão e dê um exemplo de como utilizá-los?
R: Intenção: fornecer uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.
Os principais elementos desde padrão são: classe concreta, classe abstrata e fábrica abstrata.
11. Qual a diferença existente entre os padrões Abstract Factory e Builder? Eles poderiam ser utilizados deforma complementar? Caso sim, dê um exemplo que mostre os dois padrões trabalhando em conjunto para resolver um mesmo problema.
R: A diferença é que Abstract Factory ele constrói o objeto de uma vez e no Builder ele tem uma série de passos. Sim, um website de montadora de veículo, onde você pode configurar o veiculo.
12. Cite, pelo menos, duas consequências positivas do uso dos padrões Abstract Factory e Builder.
R: Abstract Factory, isolamento das classes concretas. E no Builder, isola o código para representação e construção.
13. Como você explicaria o padrão Adapter a um aluno de graduação?
R: Adapter, também conhecido como Wrapper, é um padrão
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