Projeto Escassez De Agua Potavel
Pesquisas Acadêmicas: Projeto Escassez De Agua Potavel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucianacds • 6/3/2014 • 3.698 Palavras (15 Páginas) • 2.625 Visualizações
FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS- FUNORTE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Escassez da água no norte de Minas
Montes Claros – MG
Novembro/2013
Escassez da água no norte de Minas
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas do Norte de Minas, como requisito parcial para aprovação na disciplina Ecopedagogia e Educação Sustentável do primeiro período. Sob orientação do professor: Dr. Wilson da Silva.
Montes Claros – MG
Novembro/2013
SUMÁRIO
Tema 4
Problematização 4
Objetivos 4
Objetivo Geral 4
Objetivos Específicos 4
Justificativa 5
Introdução 6
Metodologia 10
Referências Bibliográficas 12
TEMA
Escassez da água no norte de Minas.
PROBLEMATIZAÇÃO
Que medidas devem ser tomadas para evitar a escassez da água potável no norte de Minas?
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Informar aos alunos do 5o ano da Escola Estadual Antônio Canela sobre a escassez da água potável no norte de Minas.
Objetivos Específicos
Mostrar aos estudantes o conceito de água potável e sua importância;
Relatar aos alunos as causas e consequências da escassez da água;
Sensibilizar os discentes sobre a nova postura do cuidado com a água.
JUSTIFICATIVA
Os bens da terra são patrimônios de todos da humanidade. Logo todos nós seres da natureza dependemos do meio ambiente para viver. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade dos que dependem desses bens.
O trabalho com o tema “Escassez da água potável no norte de Minas” que se propõe aqui, deverá apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos discentes uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água potável no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
A água potável está cada vez mais rara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola, que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental e da água.
Diante deste contexto acreditamos que a escola possui um papel relevante no que diz respeito a desenvolver o senso crítico dos alunos, considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos dos mesmos.
INTRODUÇÂO
O projeto sensibiliza sobre a escassez da água potável no mundo e principalmente em nossa região, procurando desenvolver métodos que viabilizem uma nova postura na solução do problema.
Água potável é a água que pode ser consumida por pessoas e animais que não possui substâncias tóxicas sem riscos de adquirir doenças por contaminação Faria (2013) comenta que:
Parece controverso que o planeta terra, que é constituído por dois terços de água, não possa abastecer sua população. Teoricamente, ela não deveria faltar. O problema que quase toda esta água encontra-se distribuída sob a forma de gelo ou água salgada, o que impede seu consumo imediato pelo homem. E para piorar, sua distribuição pela superfície do planeta é desigual.
A escassez de água potável pode pôr em cheque nossa sobrevivência? Há várias respostas, dependendo de quem responde. Para os ambientalistas mais radicais, a água está com os dias contados, a não ser que haja um freio no consumo Barlow e Clarke (2010) explicam que “A raça humana julgou mal a capacidade dos sistemas de água da Terra de se recuperarem. E agora o mundo está sendo pressionado a tomar decisões cruciais, talvez irrevogáveis, sobre a água”.
Barlow
...