Projeto Garrafas Pets
Casos: Projeto Garrafas Pets. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nikacia • 19/2/2014 • 690 Palavras (3 Páginas) • 991 Visualizações
Justificativa
Como cidadãos, precisamos nos capacitar e fazer a leitura do mundo em que estamos inseridos, tais como; aquecimento global, mudanças climáticas, poluição do ar, a má destinação do lixo, dentre outros conceitos. Porque não se pode esperar que o último peixe fosse pescado e que o último rio seja envenenado. Está mais do que na hora de um alerta à população para que essa se dê conta de que dinheiro é coisa que não se come, pois podemos conviver harmonicamente com a natureza.
Decidimos então, trabalhar com tema reciclagem de garrafas pets para uma ornamentação natalina, envolvendo as escolas da rede municipal de Aparecida de Goiânia.Partindo do pressuposto que as escolas servirão como fio condutor que irá impulsionar uma mudança no comportamento da sociedade em relação a pratica da cidadania.
Objetivo geral
Sabendo que nas escolas concentram um grande número de cidadãos que se preocupam com a conservação do meio ambiente e que procuram transformar ações negativas em ações positivas que irão contribuir com a preservação da natureza, fez se necessária uma educação na qual toda escola esteja inserida neste projeto de reciclagem, implantando e mantendo atitudes do não desperdício, com a participação e envolvimento da comunidade escolar devido as razões apresentadas na justificativa.
Objetivo específico
Estimular o aluno para uma boa convivência com o meio ambiente;
Reaproveitar o lixo (garrafas pets);
Chamar a atenção e despertar consciência para o problema do lixo;
Promover a iniciativa dos alunos e da comunidade em reciclar materiais;
Valorizar os trabalhos expostos pelos colegas
Desenvolvimento
O projeto de reciclagem das garrafas pets surgiu da necessidade de se promover uma educação ambiental na escola e comunidade, em um trabalho coletivo de coleta das mesmas para que assim fossem confeccionados objetos natalinos para ornamentação em um bairro ou praça publica da cidade de Aparecida de Goiânia. O Brasil também perde uma quantidade imensa de lixos recicláveis e muito poluente; logo, o desperdício do objetos recicláveis gera um grande impacto ambiental. Uma das formas mais promissoras de pensar a função educativa da escola é introduzir ações concretas que possibilitem ao jovem, a aquisição de conhecimentos e valores e a formação de atitudes sociais que sustentem sua progressiva inserção nas práticas sociais, lugar de exercício da cidadania. É oportuno, portanto, criar na escola espaços culturais para a realização de ações, de diferentes tipos, voltadas para a educação ambiental, uma vez que a ação humana tem de particular o fato de ser o processo em que um ser prévio – projeto – se materialize num resultado – produto – cujo saber pode ser reapropriado pelo(s) seu(s) autor (es) permitindo-lhe a reformulação daquele saber prévio. É essa a particularidade da ação humana que faz dela a fonte primeira de conhecimento e o lugar privilegiado de formação de atitudes sociais.
1º Momento: Será feito
...