Projeto Multidisciplinar III - Atividade De Autodesenvolvimento
Trabalho Universitário: Projeto Multidisciplinar III - Atividade De Autodesenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cahtrabalhofacul • 28/5/2013 • 3.843 Palavras (16 Páginas) • 3.478 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
MANUAL DE JOGOS E BRINCADEIRAS
ORIENTADORA
RENATA CRISTINA ROCHA
ALUNAS
AURELICE BARBOSA NUNES
ANHANGUERA DE BRASÍLIA
TAGUATINGA- PEDAGOGIA NOTURNO 4ºSEMESTRE RA: 1054042043
EMILDA REIS TATEHIRA DE JESUS
ANHANGUERA CAMPINAS 3 – PEDAGOGIA NOTURNO 4º SEMESTRE RA: 1001759447
ERICA YURI SEIKE
ANHANGUERA CAMPINAS 3 – PEDAGOGIA NOTURNO 3º SEMESTRE RA: 2107181155
MARIA APARECIDA SOUZA PINHEIRO MEDEIRO
ANHANGUERA CAMPINAS 3 PEDAGOGIA NOTURNO 4º SEMESTRE RA: 1001800813
TATIANE DO NASCIMENTO ALVES
ANHANGUERA CAMPINAS 3 – PEDAGOGIA NOTURNO 4º SEMESTRE RA: 10540001565
Introdução
A ludicidade na educação define-se pelas ações do brincar que são organizados em três eixos: O jogo – que é caracterizado pela presença de regras que sistematizam as ações dos sujeitos envolvidos (é uma atividade dirigida); O brinquedo – que é entendido sempre como um objeto, suporte da brincadeira ou do jogo, quer no sentido concreto, quer no sentido ideológico; A brincadeira – é definida como atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo. Ela constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade, o que leva a lidar com complexas dificuldades psicológicas, como a vivência de papéis e situações não bem compreendidas e aceitas em seu universo infantil. Ao contrário do jogo, caracteriza-se por iniciar pela imaginação e despir-se de intencionalidade na ação. Mas a regra se faz necessária no decorrer da brincadeira para organizar os conflitos sociais e afetivos que possam vir a fazer parte do cenário (é uma atividade espontânea).
A utilização do lúdico como recurso pedagógico favorece a formação integral da criança e o entendimento de suas necessidades e interesses (companheiros, espaço, materiais, objetivos, tempo para brinca e explorar estímulos para aprender mais e mais). Contribui para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, linguístico, psicomotor e sensório-motor. Desenvolve o sistema de linguagem corporal, além da linguagem escrita (sonoros, símbolos, sinais, gestos ou palavras), usados para representar conceitos, ideias, significados e pensamentos.
O jogo possibilita a aprendizagem do sujeito em seu pleno desenvolvimento por contar com conteúdos do seu cotidiano, como regras, a interação com objetos e o meio, e a diversidade de linguagens.
O jogo tem duas funções educativas, que são: A função lúdica – expressa na ideia de que sua vivencia propicia a diversão, o prazer, quando acolhido voluntariamente (livre).
Função Educativa – quando a pratica do jogo leva o sujeito a desenvolver seus saberes, sentimentos, linguagem, a construção de seu próprio conhecimento e a apreensão com o mundo (direcionado). O equilíbrio entre as duas funções seriam então o objetivo do jogo educativo.
As atividades lúdicas podem ser livres ou orientadas, visando a um resultado com finalidades pedagógicas, portanto a ludicidade como recurso pedagógico têm objetivos educacionais a atingir.
Para Vygotsky (1984), a ideia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança, em que desejos impossíveis podem ser realizados, reduzindo a tensão e, ao mesmo tempo, constituindo uma maneira de acomodação a conflitos e acomodações da vida real. Afirma ainda que “brincar leva a criança a tornar-se mais flexível e a buscar alternativas de ação. Enquanto brinca a criança concentra sua atenção atividade em si e não em seus resultados e efeito. Permitir brincar às crianças é uma tarefa essencial do educador”.
Sobre o jogo, Piaget (1976) destaca a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório.
“Para Piaget (1976), o jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois, ao representar situações imaginarias a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato. Isso acontece porque novos relacionamentos são criados no jogo entre significados, objetos e ações. Na atividade lúdica, a criança expressa sua personalidade, o que contribui para a evolução da imagem do corpo. Ainda segundo Piaget (1976), nessa perspectiva, por meio da prática pedagógica do jogo o professor pode conhecer as expressões da personalidade do educando, porque, nessa atividade lúdica, a criança se liberta de situações difíceis; as situações e objetos representados e as ações não são o que aparecem ser”. (Maria Cristina Trois Dornelis Rau. 2011. p 60,61).
Conclui-se que as atividades lúdicas – jogos, brinquedos, brincadeira, possibilita a aprendizagem do sujeito e de seu pleno desenvolvimento. E que brincar é coisa séria, pois a brincadeira é essencial à construção de conhecimento e do aprendizado em seu sentido.
Cognitivo Motor Afetivo Social
Qual a criança diferente? X
Descubra seu nome X
Procurar os parceiros X
Campeonato de Palavras X
Jogo da velha gigante X
Nesta rua X
Passa anel X
Beijo, abraço ou aperto de mão. X
Passa,passa três vezes X
Mamãe, posso ir? X
Bandeirinha X
Tomba lata X
Jogo de boliche X
Morto vivo X
Amarelinha X
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