Propriedades Quimicas Do álcool Etilico
Casos: Propriedades Quimicas Do álcool Etilico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luana1609 • 10/9/2014 • 500 Palavras (2 Páginas) • 1.104 Visualizações
Introdução:
Segundo Lima (2012), o etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho. É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis. Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é C2H5OH. O Álcool Etílico, também chamado de álcool etílico, sofre oxidação sob a ação de solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7) ou de Permanganato de Potássio (KMnO4) na presença de Ácido Sulfúrico (H2SO4) diluído, formando Aldeído Acético. O álcool etílico pode, também, ser oxidado a aldeído acético pelo Iodo (I2).
Se houver excesso de Iodo poderá ser formando o Aldeído Triiodoacético (I3CCHO).
O aldeído triiodoacético formando reage com o hidróxido de sódio (NaOH), produzindo o Iodofórmio (CHI3) e o Formiato de Sódio (HCOONa).
As reações podem ser monitoradas pelas mudanças na coloração e no odor característico dos aldeídos formados.
Em determinadas temperaturas e pressão os álcool podem mudar suas características.
Objetivo da análise:
Segundo Melo (2009), nesta aula o aluno deverá aprender a compreender algumas propriedades químicas do etanol. Os conceitos a serem assimilados nos alunos:
• Realizar a reação de oxidação do álcool etílico pelo dicromato de potássio para a obtenção de um aldeído
Materiais:
Pinça de madeira;
Tubos de ensaio;
Estantes para tubos de ensaio;
Bico de Bunsen;
Solução de dicromato de potássio;
Solução diluída de ácido sulfúrico;
Etanol.
Métodos:
1. Colocou- se na pipeta graduada 2mL de uma solução de dicromato de potássio 0,125 M e transferimos -o para o tubo de ensaio 1;
2. Medimos na pipeta graduada 1,5mL de solução diluída de ácido sulfúrico e transferimos para o tubo de ensaio 1;
3. Adicionamos 6 (seis) gotas de etanol ao tubo de ensaio 1;
4. Observamos atentamente a cor e o odor do sistema;
5. Aquecemos o tubo de ensaio em chama branda do bico de Bunsen até a ebulição e observe o que acontece.
Resultados e Discussões:
Nesta análise os alunos puderam observar a mudança de coloração e o odor das substâncias, o álcool etílico que teve oxidação sob a ação de solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7) na presença do ácido sulfúrico (H2SO4) diluído, e, portanto obtivemos um aldeído acético.
Com uma coloração
...