Prurido
Resenha: Prurido. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Medy • 16/2/2014 • Resenha • 771 Palavras (4 Páginas) • 256 Visualizações
O prurido (coceira) anal consiste em uma patologia bem definida e na maioria das vezes de difícil tratamento. Acomete mais os homens que as mulheres, de preferência os adultos jovens (20 aos 40 anos).
• Primário ou idiopático ( sem uma causa identificável):
o Higiene: Quando precária ou pelo uso de um sabão inadequado ou pela fricção vigorosa.
o Calor e umidade: O que é atribuído a transpiração provocada por uma roupa apertada, um clima quente ou ainda a realização de exercícios vigorosos.
o Dieta: Bebidas como café, chá, refrigerante, leite, cerveja e vinho foram associados ao prurido e também tomates, frutas cítricas, chocolate e outras.
o Causa Psicogênica: Ansiedade e talvez a natureza erógena da região perianal são fatores, que juntos, podem dificultar o tratamento.
• Secundário a uma causa identificável:
o Vazamento fecal oculto: Devido a um relaxamento passageiro e anormal do esfíncter anal resultando em um vazamento oculto de muco e/ou fezes. Constipação com impactação de fezes endurecidas no reto pode permitir o vazamento de fezes líquidas ou muco pelo ânus por transbordamento.
o Doenças anorretais: Fístulas, hemorróidas prolapsadas, fissuras, plicomas grandes, condiloma acuminado, hidradenite supurativa e neoplasias podem causar coceiras.
o Dermatopatias: Psoriase, dermatite seborreica, eczema atópico, líquen plano e outras.
o Dermatite de contato: Aplicação tópica de ungüentos, desodorantes, pós, sabões e supositórios podem irritar a região e às vezes as pomadas usadas, sem ser prescritas por um proctologista, podem piorar o quadro.
o Infecções: Fungos, principalmente a Cândida que tem predileção pelas áreas úmidas e mornas. Bacteriana primária ou secundária às escoriações causadas pela coceira.
o Parasitas: Oxiúrus, sarna e piolhos.
o Antibióticos orais: Tetraciclinas, eritromicina e outros antibióticos de largo-espectro podem provocar o prurido, provavelmente devido a diarréia.
o Doença sistêmica: Diabetes Mellitus, doenças do fígado.
o Sexo anal: Traumatismo da penetração.
O prurido anal, de intensidade e freqüência variável, pode afetar apenas a região perianal inicialmente e posteriormente se espalhar para a vulva ou o escroto. Normalmente é mais intenso à noite. O alívio que se sente após o coçar é sempre passageiro e quando mais se coça mais vontade dá de se coçar.
Achados no exame podem ser negativos, mas a hiperemia e o edema são comuns e no prurido crônico a pele perianal encontra-se úmida, espessada, com fissuras e escoriações. Doenças anorretais que causam o prurido normalmente são diagnosticadas no exame inicial.
• Dermatopatias:
o psoríase – associado com o envolvimento dos cotovelos, joelhos e couro cabeludo;
o dermatite seborréica – associado com o envolvimento do couro cabeludo, face, e tronco;
o eczema atópico – normalmente afeta as superfícies de flexoras dos cotovelos e joelhos;
o líquen plano – são lesões violáceas e papulosas que envolvem múltiplos locais;
o dermatite de contato – normalmente existe uma história de contato com ungüentos, desodorantes, pós, sabões e supositórios.
• Infecções:
o fungos – na suspeita realiza-se a pesquisa por citologia
...