QUANDO E QUEM INVENTOU A TECNOLOGIA DO PARA-RAIO E SUA FORMAÇÃO
Por: Lucia Escobar • 29/4/2018 • Ensaio • 1.139 Palavras (5 Páginas) • 368 Visualizações
[pic 1]
Eletromagnetismo
Avaliação 2°Etapa
Questão: Desenvolver um ensaio sobre o tema em questão,levando em conta perguntas sobre quem e quando a tecnologia foi inventada ,qual a sua utilidade inicial e como os conhecimentos da Física ajudam a compreender seu funcionamento.
QUANDO E QUEM INVENTOU A TECNOLOGIA DO PARA-RAIO,E SUA FORMAÇÃO.
O Para-Raio foi inventado por Benjamim Franklin em 1752.Ele têm a função de servir como captador de raios,redirecionando a descarga elétrica e a guia até o chão.
Formado,por três elementos principais sendo eles os captadores (uma haste de metal pontiaguda),um cabo de ligação preso a isoladores e uma grande placa metálica enterrada no solo.
Os materias que são mais utilizados para a construção do para-raio são o cobre e o alumínio.
O equipamento funciona de acordo com um príncipio físico conhecido como o "o poder das pontas",segundo o qual as pontas metálicas finas do para-raio atraem os raios para si ,porque nelas se concentram mais cargas elétricas.A descarga elétrica é então conduzida pelo cabo de ligação até o solo,onde um cabo aterrado dissipa a energia capturada.
A utilidade inicial do para-raio é oferecer ao raio um caminho para chegar a terra com pouca resistividade.
SPDA (SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ELÉTRICA)
No Brasil , o sistema de para-raios é denominado SPDA-sistema de proteção contra descargas elétricas,e é regulamentado pela norma NBR5419/2015.
O tempo útil do para-raio é indicado pela manutenção que acontece a cada dois anos ,a fim de conhecer a capacidade do dispositivo.Caso tenha a descarga deve ser realizados teste para ver se a eficácia do material continua a mesma.
TIPOS DE PARA RAIOS
- O para-raio de Benjamim Franklin que é o mais utilizado por ter eficácia de 90%.
[pic 2]
- O para-raio de Melsens é o mesmo de Franklin,porém nesse modelo é adotado o princípio da gaiola de faraday.O edifício é envolvido por uma armadura metálica, daí o nome gaiola. No telhado, é instalada uma malha de fios metálicos com hastes de cerca de 50cm. Elas são as receptoras das descargas elétricas e devem ser conectadas a cada oito metros.
[pic 3]
- Para-raios radioativos: os para-raios radioativos podem ser distinguidos dos outros, pois seus captadores costumam ter o formato de discos sobrepostos em vez de hastes pontiagudas. O material radioativo mais utilizado para sua fabricação é o radioisótopo Américo-241. Porém, estudos feitos no país e no exterior mostraram que o para-raio radioativo não tinha desempenho superior ao do para-raio convencional na proteção de edifícios, o que não justificaria o uso de fontes radioativas para esta função. Sendo assim, em 1989, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio da Resolução Nº 4/89, suspendeu a produção e instalação desse modelo de captador. Salientando que se o processo de radioatividade fosse feito com fusão nuclear, seria mais seguro utilizar o meio de produção.
[pic 4]
FORMAÇÃO DOS RAIOS
Durante as tempestades violentas as nuvens se carregam de eletricidade saltam faíscas dessas nuvens para a terra ,ou entre as duas nuvens próximas que tenham cargas de sinais opostos ,essas faíscas são os raios.
Essa descarga elétrica arranca elétrons das moléculas das constituintes do ar ,isto é ,ionizando essas molécuas .Quando se dá a ionização ,se produz luz ,essa luz é o relâmpago.
[pic 5]
QUANDO O RAIO ATINGE O PARA-RAIO
Quando uma nuvem eletrizada passa perto do para -raio,por indução aparece nele uma carga elétrica de sinal oposto ao da nuvem.Então a carga da nuvem é atraída ,dá-se entre a nuvem e o para-raio,e assim a carga da nuvem é escoada para a terra.
MATERIAS MAIS UTILIZADOS DOS PARA-RAIOS
Alumino e cobre – no cabo condutor pois são elementos que tem como característica a condução de eletricidade .
Os isoladores têm a tendência de ser formados por materiais de porcelana ou borraca de silicone pois são matérias com característica isolantes
...