Quimica Experimental
Trabalho Universitário: Quimica Experimental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thuquinha • 16/5/2014 • 661 Palavras (3 Páginas) • 552 Visualizações
QUÍMICA EXPERIMENTAL
Reações Químicas de Simples Troca ou Deslocamento.
1º Ensaio: Colocou-se em um tubo de ensaio uma pequena tira de magnésio metálico e foi adicionado 20 gotas de ácido clorídrico 1 molar.
Ocorreu desprendimento de gás, e a tira de magnésio metálico está se dissolvendo e liberando calor porque o cloro se une ao magnésio e o gás que esta sendo liberado é o hidrogênio. O magnésio deslocou o hidrogênio porque possui maior força de reatividade em relação ao hidrogênio. Não dissolveu toda a tira de mg pois foi colocado pouco HCl para a quantidade de mg.
Equação química do processo:
Mg + HCl → MgCl + H
2º Ensaio: Colocou-se em um tubo de ensaio uma pequena porção de ferro em pó e foi adicionado 4ml de sulfato de cobre 0,5 molar.
O sulfato de cobre tem coloração inicial azul enquanto o ferro tem coloração inicial cinza, em mistura ambos mudam de cor, o ferro ficou meio amarelado e o cobre marrom. O ferro deslocou o cobre da solução, porque o ferro tem potencial padrão de redução, ficando só no fundo do tubo de ensaio.
Equação química do processo:
Fe + CuSO_4 → FeSO_4 + Cu
3º Ensaio: Colocou-se em um tubo de ensaio uma pequena porção de cobre em pó e foi adicionado 10 gotas de ácido clorídrico 1 molar.
Primeiramente o cobre tem cor de vinho e o acido clorídrico é incolor. Não ocorre nada porque os reagentes não têm afinidade, e o cobre não tem força de reatividade suficiente para deslocar o hidrogênio, ou seja, a reação é impossível.
Reações Químicas de Dupla Troca:
1º Ensaio: Colocou-se em um tubo de ensaio uma pequena quantidade de carbonato de cálcio em pó e foi adicionado 20 gotas de ácido clorídrico 1 molar.
Por falta do ácido clorídrico o professor recomendou para ser utilizado o ácido muriatico. O estado inicial dos reagentes se da pelo carbonato de cálcio esta em pó, branco, e o ácido clorídrico ser liquido, incolor, o ácido muriatico esta muito concentrado e por esse motivo a reação foi rápida. Por ter sido pouco ácido muriatico o carbonato de cálcio foi parcialmente dissolvido e ficou ao fundo do tubo de ensaio. Nesse processo houve desprendimento de gás carbônico, liberação de água e o cálcio se une ao cloro.
Equação química do processo:
CaCO_3 + 2HCl → CaCl_2 + H_2O + CO_2
2º Ensaio: Colocou-se 2 ml (40 gotas) de uma solução de cloreto de bário 0,1 molar em um tubo de ensaio e foi adicionado 5 gotas de sulfato de hidrogênio(III) 1:1.
Inicialmente os dois líquidos eram incolores e com a reação passou para uma coloração branca. Colocado em repouso observou-se a formação de um precipitado, branco, ao fundo do tubo de ensaio que seria o sulfito de bário e acima o ácido clorídrico em liquido com algumas partículas em suspensão.
Depois os reagentes foram passados para um tubo de ensaio de plástico e colocado na centrífuga e ao final do processo observou-se o sulfito de bário ao fundo e em cima o acido
...