Quinteessencia
Casos: Quinteessencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosibrito1 • 7/10/2013 • 1.900 Palavras (8 Páginas) • 550 Visualizações
A quintessência é uma empresa que está organizada da seguinte maneira: uma matriz e quatro filiais e dois laboratórios, sendo um para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopático. A empresa possui em seu quadro de funcionários 15 farmacêuticos e cerca de 100 funcionários em diversas áreas de atuação. Sendo uma empresa de médio porte pelo número de profissionais que possui, visto que uma empresa de médio porte, no Brasil, segundo o IBGE, é caracterizada pela quantidade de funcionários que ela possui. Se for indústria, é considerada como média, empresas com 100 a 499 empregados. Caso ela seja uma empresa comercial ou de serviços ele poderá ter de 50 a 99 empregados para ser considerado uma empresa média. Ela também poderá ser considerada média se tiver mais de R$ 2.400.000 de receita bruta anual. Estes critérios não possuem fundamentação legal. A receita bruta anual da empresa não foi disponibilizada impedindo uma melhor classificação.
Seu ramo de negócio é a manipulação e venda de medicamentos homeopáticos, alopáticos, ortomoleculares, fitoterápicos, florais. Sua principal atividade é assistência farmacêutica especializada, porém desenvolve ações de responsabilidade social com projetos e campanhas de cunho social e ambiental, participação em entidades técnicas e de classe para o fortalecimento do segmento farmacêutico de manipulação. Dispõe de sistema de canais de atendimento por lojas, telefone fax e internet, fazendo entrega em domicilio e via sedex para todo Brasil, tendo plantões aos domingos e feriados.
Possui um Centro de Treinamento (CTQ) e Serviço de Atendimento ao Cliente Quintessência (SAC-Q), visando estruturar melhor a capacitação dos colaboradores, com treinamentos anuais e dispor de canal de comunicação com os clientes e profissionais de saúde.
Seu objetivo é a comercialização e manipulação de produtos farmacêuticos, considerando que "produzir" é o ato de transformar recursos materiais em bens de consumo pela atividade comercial.
Composta por quatro sócios sua natureja juridica em classifica como sociedade por quotas, isto é quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade empresária, através de um contrato social, onde constará seus atos constitutivos, forma de operação, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez será dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigações da empresa, é limitada à participação dos sócios.
Possui fins lucrativos, tendo por base que essa divisão, é parte integrante da antiga conceituação de empresa, uma associação organizada ou empreendimento ou ainda uma firma ou pessoa jurídica que explora uma determinada atividade com objetivo de lucro.
Os produtos utilizados para a realização das atividades são insumos farmacêuticos, ervas medicinais, óleos, essências, cápsulas gelatinosas, adstringentes, embalagens e rótulos de identificação, ambos seguindo um rigoroso sistema de controle conforme dispõe na RDC 67/2007 sendo normativa da ANVISA que fixa requisitos mínimos para manipulação de medicamentos e abrange questões relacionadas a instalações equipamentos, recursos humanos, aquisição e controle de qualidade da matéria prima. A Quintessência atendendo as normativas legais instituiu os seguintes passos de processamento:
• Qualificação de fornecedores e aquisição de matérias-primas;
• Recebimento e estocagem;
• Controle de qualidade;
• Fracionamento para manipulação;
• Manipulação de formas;
• Controle em processo;
• Rotulagem, conferência e conservação;
• Dispensação
A concepção de uma empresa, seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos que irão engendrar a organização e o conseqüente desenvolvimento da empresa. Segundo a Teoria Sistemica, esses princípios administrativos são dados por quatro fatores: planejamento, organização, coordenação e controle. Sendo muito visiveis nas ações da Quintessencia, que planeja suas ações, mantem um sistema de organização e controle da matéria-prima e dos materiais de embalagens e qualificando seus fornecedores através de auditorias, avaliação do histórico de fornecimento e demais exigencias das normas legais.
De acordo com CHIVENATO (2004, p.38) toda empresa, toda instituição tem uma missão. Deve também ter uma visão de futuro. Para isso, deve definir os valores em se baseia para obter êxito em suas ações.
Ainda segundo CHIAVENATO (2004), a missão da organização está voltada para a definição de negócio e do cliente, a fim de saber o que fazer (produto/serviço), como fazer (tecnologia a ser utilizada) e para que fizer (mercado).
A Missão da quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos como ética, responsabilidade social e dedicação, que permitem gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.
A visão é a razão é a imagem que o gestor tem a respeito do futuro de seu negócio. É o que ele pretende que o negócio seja num certo período de tempo (CHIAVENATO, 2004, p. 141-142). A Farmácia Quintessência tem como visão torna-se líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.
Para CHIAVENTO (1999, p.253) os valores são os meios usados pela organização para cumprir a sua missão. Os valores da Quintessência estão estabelecidos na atuação ética e nas relações baseadas no respeito e dignidade: acreditamos que nenhuma relação seja com clientes internos ou com externos - pode ser duradoura sem ética, respeito e dignidade. Excelência na gestão: buscamos as melhores práticas para gerir nosso negócio, direcionamento para o cliente: é para entendê-lo e atendê-lo cada vez mais e melhor que abrimos nossas portas todos os dias. Exigência de rigor nos processos: queremos ter os melhores processos sob a ótica de custos para a empresa e benefícios para o cliente. Foco em resultados: sabemos da importância de monitorar o equilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados e ainda há a valorização das pessoas: onde investimos no treinamento e na troca de ideias, experiências e valores como caminho para o crescimento profissional e pessoal de nossa equipe.
O
...