REAÇÕES ADVERSAR A PRODUTOS CAPILARES
Por: Jahselmo • 22/4/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 847 Palavras (4 Páginas) • 390 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
[pic 15]
sumario[pic 16]
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
3. CONCLUSÃO
4. ANEXO
5. REFERENCIAS
1. INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo relatar as reações adversas causadas por produtos capilares e quais foram eles, suas manifestações clinicas e orientações passadas ao cliente pelo profissional da área de estética, sendo assim foi realizado uma pesquisa com clientes que utilizaram produtos capilares em centros de estética e que apresentaram reações adversas.
2. desenvolvimento
Este trabalho tem como objetivo analisar os produtos utilizados pelos profissionais em seus clientes, quais as reações adversas e orientações passadas aos mesmos. De acordo com a pesquisa realizada, foi possível perceber que das cinco clientes entrevistadas, todas já tiveram algum tipo de reação adversa a produtos capilares.
A primeira cliente apresentou reação adversa à tintura para coloração dos cabelos, a mesma relatou uma sensação de ardor, desconforto e vermelhidão na pele, o procedimento adotado pela profissional foi interromper a aplicação imediatamente, enxaguando abundantemente o cabelo para a retirada total da química dos fios e também do couro cabeludo o que aliviou a sensação de ardor logo em seguida e agora a cliente só faz o uso de shampoo tonalizante o qual não muda a cor, mais realça a cor natural e dá brilho, a cliente não apresentou nenhum sintoma após uso deste produto. A mesma já tinha feito uso de tinturas varias outras vezes e nunca tinha apresentado a alergia, cliente relatou que por esse motivo não foi feito o teste antes da aplicação, o produto estava dentro do prazo de validade e a aplicação foi feita de maneira correta.
A segunda cliente também teve reação à tintura, mas apresentou um quadro diferenciado, os sintomas apareceram dois dias após a aplicação. A cliente relata uma leve descamação do couro cabeludo e coceira. A profissional orientou que a mesma lave os cabelos com mais frequência para que a retirada do produto seja mais rápida e que a mesma não faça mais uso deste produto. O produto foi usado de maneira correta o mesmo estava dentro do prazo de validade.
No terceiro caso a cliente fez escova progressiva e relata queda do cabelo e pequenas feridas no couro cabeludo. A profissional disse que após alguns dias o quadro vai melhorar e as feridas irão diminuir e caso não haja nenhuma melhora a cliente devera procura a ajuda de um dermatologista que recomendará um tratamento adequado. A cliente relata ter tido uma leve coceira nas outras vezes que fez o procedimento, mas nada preocupante, a mesma não é alérgica e sempre fez uso do produto.
No quarto caso a cliente apresentou alergia após o uso de shampoo desamarelador que foi recomendado pelo profissional para ajudar a manter os fios mais brancos após as luzes, a profissional substituiu o produto por outra marca e o problema foi resolvido.
No quinto caso a cliente começou o procedimento de escova progressiva e relata ter tido muitos espirros e ardência no couro cabeludo a profissional interrompeu o procedimento na hora e a mesma relata não ter tido mais coragem de terminar o procedimento de alisamento, pois a mesma já teve reação alérgica à tintura.
3. conclusão
De acordo com a pesquisa realizada, foi notado que algumas pessoas podem ter alguma reação alérgica adversa com vários sintomas e que é de total importância que os produtos sejam utilizados de forma adequada e sempre com a orientação de um profissional. Mas atenção, devido ao fato de alergias desenvolverem-se no organismo inesperadamente é necessário que se faça um novo teste todas as vezes que forem fazer aplicações de tintura nos cabelos. O fato de a última aplicação não ter apresentado resultado positivo quanto à alergia, isso não é fator de garantia para uma nova aplicação. Fique absolutamente atenta a isto. Os cabelos transmitem o estilo de vida e a personalidade das pessoas. Por isso se atente aos mínimos detalhes, fazer um exame visual, do seu toque e até mesmo do olfato ajudara em muito no diagnostico antes de fazer qualquer tratamento capilar. Seja coerente, avalie todas as possibilidades e todos os riscos, faça testes alérgicos, seja sensata e cautelosa antes de iniciar qualquer procedimento.
...