REFLEXÃO DO PERFIL DO EMPREENDEDOR
Tese: REFLEXÃO DO PERFIL DO EMPREENDEDOR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tapadilha • 18/8/2014 • Tese • 321 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
ATPS – Empreendedorismo – 1ª Série Secretariado
Cristiane RA:
Maria Clara RA:
Maryana RA:
Elaine RA:
Beatriz RA:
REFLEXÃO DO PERFIL EMPREENDEDOR
Em analise com o grupo, fizemos a avaliação de nosso perfil empreendedor, identificamos que diversas características se destacam em nosso perfil, e outras precisam ser desenvolvidas.
As características que mais se adequaram foram:
Segurança ao tomar decisões mesmo em momentos de adversidade;
Comprometimento e dedicação com o trabalho;
Determinação e dinamismo;
Superação dos obstáculos;
Senso de liderança;
Facilidade em se comunicar e relacionar com as pessoas;
Agregar valores;
Identificar oportunidades e transformá-las em negócio lucrativo;
De acordo com a avaliação efetuada, características do contexto empreendedor podem ser desenvolvidas, como a visão de futuro no negócio e a avaliação dos riscos.
Experiências e novas habilidades podem ser adquiridas, e possuindo certo nível de inteligência empreendedora é possível com muita vontade e determinação, conseguir alcançar o objetivo traçado, sempre se atualizando e desenvolvendo conhecimentos.
Segundo Stewart(apud Dornelas,2001), o administrador é semelhante ao empreendedor, pois ambos compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas.
Mas Dornelas (2001) tem uma visão diferente, ao afirmar que:
“todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor.”
Henry Fayol(1841-1925) foi o criador/divulgador dos quatro princípios da arte de administar, sendo eles: planejar, organizar, comandar e controlar.
Com o desenvolvimento deste estudo compreendemos que o administrador e o empreendedor possuem um papel fundamental no processo de organização dos negócios.
Sendo assim, podemos dizer que o administrador é orientado para o planejamento e controle, é mais centrado em como melhorar os processos, as análises e a qualidade da empresa.
Já o empreendedor é visionário, diferenciado, inovador, apaixonado pelo que faz, possuindo uma motivação singular, não quer ser mais um na multidão, ao contrário, quer ser reconhecido e admirado.
...