RELATÓRIO SOBRE O FILME "AMOR SEM ESCALAS", COM FOCO EM ÉTICA PROFISSIONAL.
Trabalho Universitário: RELATÓRIO SOBRE O FILME "AMOR SEM ESCALAS", COM FOCO EM ÉTICA PROFISSIONAL.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MorenaKa • 23/8/2013 • 1.535 Palavras (7 Páginas) • 1.686 Visualizações
1. Introdução
A ética teve seus primeiros estudos a partir dos filósofos da cultura ocidental, na Grécia antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, consolidando ao homem o objeto de pesquisa para o discurso moral e político, dando bases da obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, a consciência moral, as razões para a justiça e a harmonia das condutas.
A palavra ética vem de origem grega Ethikós, seu significado é “modo de ser”, tratando-se do comportamento humano sobre o seu valor moral. Também é conhecida de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade.
A ética filosófica refere-se aos valores impregnados na sociedade em busca da moralidade e consciência, para se alcançar esses valores morais. Inicialmente os primeiros pensadores gregos não estabeleceram regras de conduta nas relações humanas, mas atualmente existem códigos de ética profissionais, políticos ou empresariais com o objetivo de harmonizar moralmente as interações sociais.
Da Ética Aristotélica para a Ética na Sociedade Brasileira, refere-se ao estudo reflexivo das mudanças na conduta humana no campo ético, trazendo referências nos conceitos e pensamentos de Aristóteles, sobre o tema relacionado ao cenário brasileiro atual.
Segundo Aristóteles a ética é a condução do ser humano para à felicidade, e em toda interação na dinâmica no convívio com a sociedade, possibilitando mostra os valores éticos e morais humanos, assim como seus desenvolvimentos.
Para Aristóteles o exagero é o motivador na criação de conflitos entre indivíduos e a sociedade, podendo afetar o caráter das pessoas, prejudicando a imagem do homem social.
Conforme Aristóteles, a ética é a ciência da conduta humana, tendo por objetivo possibilitar ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas, direcionando ao cotidiano, dominando aos vícios e criando hábitos, sendo o mais importante estabelecer o equilíbrio e proporcionar o bem, desenvolvendo a harmonia do ser em seu meio.
A Teoria ética Aristotélica, no mundo atual está sendo esquecida em grande parte pelo cidadão brasileiro, que se distanciaram de certos “valores formadores”.
A Sociedade Brasileira está sofrendo grandes alterações, principalmente no comportamento dos cidadãos, de suas crenças e valores culturais, na qual está causando uma imensa e profunda crise moral e ética, proporcionando ao Brasil a imagem de uma sociedade corruptora e corruptível, descrente das práticas virtuosas de seu povo e das suas instituições.
Apesar da maioria da sociedade brasileira estar se esquecendo de seus valores éticos, ainda existem pessoas integras que se pode confiar, que se incomodam com o rompimento dos valores éticos e morais na dinâmica das relações sociais.
Nas organizações nos dias de atuais, se vê muito falar sobre a importância da ética Empresarial, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, na qual os grandes empresários veem percebendo que seus funcionários estão mais engajados no negócio, refletindo no produto final da empresa e do próprio consumidor que vê um valor agregado quando adquire um produto daquela empresa.
Hoje os consumidores estão mais atentos às políticas sociais e sustentáveis, e os investidores preocupados com a imagem e ética de seus investimentos, tornando-se um assunto importante no dia a dia do ambiente empresarial, o que garante as organizações à sobrevivência tanto na sociedade, quanto dela mesma.
Os profissionais das áreas administrativas tem que ter conhecimento e aplicar em seu dia a dia o Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA), para poder exercer suas funções de forma correta, cumprindo sue deveres e obtendo seus direitos.
Contudo, a ética é um fator importante não somente na vida de cada cidadão, mas também em seu dia a dia junto da sociedade e dentro das empresas. Neste trabalho iremos mostrar a importância de ser uma pessoa ética, através das situações que ocorre no filme Amor sem escalas, que envolve ética profissional em administração.
2. A ética profissional no filme “Amor sem escalas”
Amor sem escalas é um filme protagonizado pelo ator George Clooney (Ryan Binghan), na qual seu personagem é um executivo que não mantém raízes com nada nem ninguém, o único laço que ele tem é fidelidade com o seu trabalho, e com as companhias pelas quais ele viaja, e se hospeda tentando ser o ganhador de um cartão, por voar dez milhões de milhas.
Para o personagem a vida é como uma mochila na qual devemos tirar de nossos ombros tudo o que nos pesa que esteja dentro dela, e que nós impedimos de caminhar, que para ele seria: amigos, namoro e até mesmo familiares. Este peso que ele se refere na verdade é o que as pessoas mais precisamos dar importância, pois se colocamos em nossas mochilas bons relacionamentos, colegas de trabalho que fazem parte de nosso dia a dia, e a família que é a base para todas as pessoas, o peso ficará, mas leve de se carregar, do que o peso da solidão.
O personagem de Clooney foi à chave para crescimento de Natalie, uma recém-formada em psicologia, que entrou no trabalho de Ryan, e quis modificar a forma como ele trabalhava na empresa, pois ela achou que economizando nos gastos com viajem e através da tecnologia, as pessoas poderiam ser demitidas através de Web Cam, pois para Natalie o efeito seria o mesmo de um funcionário se deslocar até lá, mas não, pois já eram difíceis para essas pessoas serem demitidas por alguém que não conheciam suas histórias, e que nunca haviam visto elas antes.
A forma de como Natalie planejou a demissão para economizar na empresa prestadora deste serviço, foi por ela não estar de frente a frente com estas pessoas, e por não se colocar no lugar delas.
Natalie tendo
...