RESULTADOS INTERNOS E INTERPRETÁRIOS
Projeto de pesquisa: RESULTADOS INTERNOS E INTERPRETÁRIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Galindo1002 • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 206 Visualizações
sumário
1. INTRODUÇÃOI
A boa comunicação é primordial para a eficácia de qualquer organização ou grupo. Pesquisas demonstram que as falhas de comunicação são as principais fontes mencionadas como motivo para conflitos interpessoais. Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes.
Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar.
A comunicação abrange além do que apenas palavras. Assim as palavras acabam por representar apenas uma pequena parte de nossa forma de se expressar. Pesquisas apontam que em uma apresentação diante de um grupo 55% do impacto é determinado por nossa linguagem corporal (postura, gestos e contato visual), 38% é determinado pelo tom de nossa voz,isto é os sons e apenas 7% desse impacto tem a ver com o conteúdo de nossa apresentação, ou seja, as palavras.
2.RELAÇÕES INTERPESSOAIS E INTRAPESSOAIS
Relacionamento interpessoal e intrapessoal foi o foco, sendo discutidos os seguintes tópicos:
2.1.Intrapessoal é a nossa relação com os nossos sonhos, desejos, angústias, aspirações, emoções e tudo que se refere aos nossos próprios sentimentos, sejam eles, positivos ou negativos.
É a partir desses estímulos internos, que nos relacionamos com o externo. É da “conversa” que consigo ter comigo e do conhecimento real das minhas emoções que exteriorizo, ou seja, que comunico verbal (fala) ou não verbal (gestos e expressões corporais) e estabeleço meus elos, meus relacionamentos com as pessoas.
O oposto ao sentimento de conflito é a harmonia, um estado de ordem, simetria, acordo e conformidade. Pondo em ordem minhas emoções, entro em acordo com a vida e transmito um estado de paz.
Uma pessoa inteligente no âmbito interpessoal será capaz de manter sua vida em ordem em qualquer situação e mesmo com lágrimas nos olhos, dizer: Estou bem e esboçar um sorriso.
2.2.Relações interpessoais, são todos os contatos entre pessoas. Nesse âmbito encontra-se um infindável número de variáveis como: sujeitos, circunstâncias, espaços, local, cultura, desenvolvimento tecnológico, educação e época.
As relações interpessoais ocorrem em todos os meios, no meio familiar, educacional, social, institucional, profissional; e estão ligadas aos resultados finais de harmonia, avanço, e progressos ou na estagnações, agressão ou alienamento.
Por exemplo:
Na relações interpessoal entre professor e alunos se dá a construção de vínculos com a aprendizagem, um dos aspectos fundamentais a serem considerados.
Determinadas “disciplinas”, a partir de um tipo negativo de relações interpessoais com o professor, podem gera nos alunos uma aversão ao assunto; como também, relações interpessoais positivas podem alterar a aversão, fazendo que os alunos passem a “gostar” e interessar-se pelo assunto; partir da presença de um "novo" professor.
Assim, o professor pode estabelecer um vínculo favorável ou desfavorável para um determinado conhecimento, pela relação interpessoal que estabelece com seus alunos.
2,3 Relacionamento: relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo e requer aceitação, acolhimento e respeito às diferenças individuais e principalmente autoconhecimento para o desenvolvimento da empatia.
2.4.comunicação: é um dos maiores fatores de conflitos em qualquer meio, requer do receptor e emissor interesse mútuo. Apenas 45% do que comunicamos é verbal, pois muito expressamos por gestos, olhares, postura e com o silêncio. As palavras ditas podem construir assim como podem destruir ideais e diminuir a auto-estima. Questões emocionais podem também ser bloqueios para uma boa comunicação.
Além das questões supracitadas, foram discutidas as origens dos
...