Raio Atomico
Artigos Científicos: Raio Atomico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saulosoares • 1/9/2014 • 762 Palavras (4 Páginas) • 590 Visualizações
Resumo Unidade 1
Relembrando um pouco de química básica
Alguns conceitos relacionados ao átomo
Desde o modelo proposto por Thomson, sabemos que o átomo é um sistema eletricamente neutro, ou seja, o total de cargas positivas é igual ao total de cargas negativas. Com a evolução, introduzida por Rutherford, do modelo atômico, podemos relacionar as cargas elétricas com as partículas constituintes do átomo: os prótons apresentam carga positiva; os elétrons, negativa e os nêutrons apresentam carga nula. Assim, num átomo: número de prótons = número de elétrons.
Número Atômico (Z)
A carga do núcleo, ou seu número de prótons, é a grandeza que caracteriza cada elemento, sendo este número denominado número atômico.
Z = número de prótons
Como num átomo o número de prótons é igual ao número de elétrons, ao ser fornecido o número atômico (Z) de um átomo, serão fornecidas duas informações: o número de prótons e o número de elétrons. Então:
Z = p = e
Íons
Os átomos apresentam a capacidade de ganhar ou perder elétrons, formando novos sistemas eletricamente carregados, denominados íons. Íon é a espécie química que apresenta o número de prótons diferente do número de elétrons.
Os átomos, ao ganharem ou perderem elétrons, originam dois tipos de íons:
Cátions: formam-se quando um átomo perde um ou mais elétrons, resultando num sistema eletricamente positivo, onde o número de prótons é maior que o número de elétrons. Sua representação, segundo norma da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada), é feita colocando-se acima e à direita do símbolo do elemento a quantidade de elétrons perdidos seguida do sinal +. Por exemplo: Fe2+; Ca2+; Na+.
Ânions: formam-se quando um átomo ganha um ou mais elétrons, resultando num sistema eletricamente negativo, onde o número de prótons é menor que o número de elétrons. Sua representação é feita colocando-se acima e à direita do símbolo do elemento a quantidade de elétrons ganhos seguida do sinal -. Por exemplo: S2-; N3-; Br-.
Nunca esquecer que a quantidade de carga elétrica do íon é consequência da variação do número de elétrons
Número de Massa (A)
A massa do átomo depende fundamentalmente dos seus prótons e nêutrons, já que a massa do elétron é desprezível. Logo, número de massa é a soma do número de prótons (p) com o número de nêutrons (n) presentes no núcleo de um átomo.
A = p + n
Elemento Químico
É o conjunto formado por átomos e íons que apresentam mesmo número atômico.
Observe que, quando um átomo se transforma em um íon, seu número atômico não se altera, pois há um ganho ou perda de elétrons e não de prótons.
Simbologia
De acordo com a IUPAC, ao representar um elemento químico, devem-se indicar, junto ao seu símbolo, os números
...