Raios: Estudo sobre a formação
Por: Raissa Lima • 5/7/2018 • Projeto de pesquisa • 546 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
SUMÁRIO
- Introdução..............................................................................................................4
- Desenvolvimento...................................................................................................5
- Como ocorrem os raios...............................................................................5
- Tipos de raio...............................................................................................5
- Como se proteger dos raios........................................................................5
- Anexo.....................................................................................................................6
- Conclusão..............................................................................................................7
- Bibliografia.............................................................................................................8
- Introdução
É importante esclarecer que os raios, relâmpagos e trovões são conceitos diferentes. Os raios são descargas elétricas, já os relâmpagos são os clarões, por sua vez, o trovão é o som emitido por relâmpagos e raios. Todos os conceitos que aqui foi introduzido serão mostrados durante o desenvolvimento desse trabalho, de um modo demasiadamente aprofundado.
Intencionalmente, o trabalho foi realizado para esclarecer dúvidas e levar conhecimento aos que procuram, finalizando assim o conhecimento sobre raios, as diferenças e como se proteger.
- Desenvolvimento
- Como ocorrem os raios
É necessário que exista interação de nuvens ou de nuvem com o solo de cargas diferentes para que se formem os raios. Quando essa interação ocorre e capo elétrico de uma nuvem excede a sua capacidade do fluxo de corrente elétrica, é liberada de forma brusca e rápida, uma grade descarga elétrica, uma vez que o ar entre as cargas se ionizou e tornou-se condutor.
Mesmo que durem, em média, apenas frações de segundo, sua voltagem está entre cem milhões e um bilhão de Volts, e sua corrente é, em média, de 30 mil Ampères.
.
- Tipos de raio
Raios em nuvem, aqueles que apresentam menos perigo as pessoas, uma vez que iniciam nas nuvens. As descargas podem ser intra-nuvem, quando ocorrem dentro das nuvens, nuvem-nuvem quando acontecem entre duas os mais nuvens e saem das mesmas, e quando não atingem o solo são denominadas descargas para o ar.
Raios entre nuvem e solo são os que se iniciam na superfície de uma nuvem ou no chão, próximo a uma nuvem de tempestade, são nuvem-solo ou solo-nuvem. Quando nuvem-solo, sua maioria são de descargas negativas. Cerca de 100 milhões deste tipo de raio ocorrem no Brasil todo ano, grande parte na Amazônia. Já os solo-nuvem são mais raros, geralmente no topo de montanhas.
- Como se proteger dos raios
As formas mais comuns são os para-raios, que encaminham de forma segura a descarga elétrica até o solo. É aconselhável evitar, durante tempestades, áreas abertas, ficar próximo a arvores e elevações, condutores como antenas, metais elétricos, água, entre outros.
- Anexo
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
- Conclusão
Tendo em vista todos os aspectos apresentados, podemos observar e diferenciar um dos fenômenos naturais mais brutos, os raios, além de entender como se formam e suas características. Vimos, também, medidas de prevenção, além da mais famosa, os para-raios.
...