Reaçoes adversas de clientes com produtos capilares
Por: MabiaMaria • 12/5/2015 • Relatório de pesquisa • 375 Palavras (2 Páginas) • 636 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 DADOS DA PESQUISA: REAÇÕES ADVERSAS CAUSADAS POR PRODUTOS CAPILARES...........................................................................................4
2.1.1 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO....................................................................................................4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................6
4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa com clientes que utilizaram produtos capilares em centros de estética que causaram reações adversas. Foi utilizado um questionário que possibilitou o levantamento das reações adversas, as manifestações clínicas e as orientações passadas ao cliente pelo profissional da área de estética.
2 DESENVOLVIMENTO
Cosméticos são definidos como produtos de uso externo, destinados à proteção ou embelezamento das diferentes partes do corpo. Apesar de serem considerados seguros, se usados de forma inadequada ou sem a orientação profissional podem vir a causar possíveis reações desses produtos.
Com base no conceito acima foi elaborada uma pesquisa com cinco clientes que apresentam reações adversas após o uso de produtos capilares (shampoo, condicionador, tinturas, etc.) num centro de beleza. Segue abaixo os dados coletados através de um questionário.
2.1 DADOS DA PESQUISA: REAÇÕES ADVERSAS CAUSADAS POR PRODUTOS CAPILARES.
Cliente 1: Tintura para coloração: Vermelhidão, sensação de ardor e desconforto. Foi orientado á cliente não usar mais o produto e ser retirado imediatamente.
Cliente 2 e 5: Alisante de cabelo á base de formol: Irritação, coceira, inchaço, descamação e quebra de cabelo. Foi orientado antes de usar o produto ler e seguir instruções de uso, precauções e advertências.
Cliente 3: Escova progressiva á base de formol: Descamação da pele, erupção na pele. Nesse caso a cliente deve recorrer a um dermatologista para recomendar um tratamento com loção capilar anti-inflamatória.
Cliente 4: Descolorante para luzes: Coceira e quebra de cabelo, descamação, ressecamento do cabelo. A cliente deve sempre procurar profissionais que utilizam produtos autorizados pela ANVISA.
2.1.1 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO
De acordo com a pesquisa e levantamento dos dados, foi possível perceber que das cinco clientes todas já tiveram reação adversa.
Duas clientes tiveram reação alérgica ao mesmo produto, como podemos perceber o alisante de cabelo á base de formol que causou
...