Reconceituação
Resenha: Reconceituação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: propaganda • 12/4/2013 • Resenha • 230 Palavras (1 Páginas) • 267 Visualizações
Considerações finais:
Enfim movimento de reconceituação envolveu reelaborações por um grande numero de profissionais na busca de fundamentos, de novos, conhecimentos e teorias baseado em uma concepção de homem e de mundo e na formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento.
O Serviço Social posteriormente ao desenvolvimentismo difundiu uma nova visão das possibilidades da profissão e das funções do assistente social,
no sentido de reformulações teóricas e práticas, seja operacionalização da nova proposta, á luz de posicionamentos ideológicos o que é uma conquista que surgiu com o movimento de reconceituação.
A fase da reconceituação foi marcada por analises criticas ao Serviço Social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasses, crises e ganhou vitalidade com questionamentos, contestações, reelaborações que delinearam diferentes fases, provocando rupturas e reclamando novas abordagens.
Referências:
FALEIROS, Vicente de Paulo, Reconceituação no Brasil; uma questão em movimento. , Buenos Aires: Espacio, 2004.
JUNQUEIRA, Helena Iracy. Quase duas décadas de reconceituação do serviço social: uma abordagem crítica. In: Revista Serviço Social e Sociedade. N.º.Ano II, Dez, São Paulo: Cortez, 1980.
NETTO, José Paulo. Movimento de reconceituação 40 anos depois. Revista e sociedade, nº. 84, nov. de 2005.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e conservadorismo no Serviço Social. 3. ed., São Paulo: Cortez, 1995.
NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1998. PÁG; 164-201.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/movimento-de-reconceituacao-do-servico-social/46749/#ixzz2MoQVM7a5
...