Recreação
Por: jocelndra • 5/9/2015 • Projeto de pesquisa • 643 Palavras (3 Páginas) • 127 Visualizações
RECRAÇÃO E LAZER COM IDOSOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS NA PRAÇA DO BAIRRO RENACENÇA I
1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A cada ano a população que pertence ao grupo da terceira idade, cresce de forma acelerada e sem os devidos esclarecimentos a respeito de como melhorar sua saúde. Atividades simples e leves como, caminhadas, viagens turísticas a lazer em geral, proporcionam uma melhoria na condição física e psicológica, auxiliando na realização de movimentos do dia-a-dia, tornando esses indivíduos prestativos em seu meio social e conscientes enquanto cidadãos. Esse trabalho buscou levar a comunidade do bairro renascença I uma tarde de lazer levando alegria e atividades para melhorar a qualidade de vida e o bem estar dessas pessoas.
2- OBJETIVOS
Nosso objetivo foi garantir um desenvolvimento socioeducativo através de atividade recreativas no ambiente natural, buscando uma melhora na qualidade de vida, o bem estar físico e mental, bem como resgatar e valorizar o papel social dos idosos
3-JUSTIFICATIVA
Hoje já se comprovou que é possível causar mudanças imediatas ou em curto prazo, capaz de trazer benefícios em diferentes aspectos na vida dos idosos. Por esse motivo o projeto buscou levar aos indivíduos a conhecerem melhor sua própria condição respeitando suas limitações, e como consequência terão uma melhora nos aspectos de saúde física e mental.
4-- PÚBLICO ALVO
Grupo de pessoas a partir dos 60 anos
5- MATERIAL UTILIZADO
Bolas, cordas, balões, bambolê e água
6-ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Resta 1 –danças- corrente- Brincadeira da pipoca
7-DISCUSSÃO
O contato direto com o meio ambiente é uma das formas que os idosos encontram para relaxar. Parques e praças são endereços certos para quem se interessa em momentos de alta qualidade de vida e tranquilidade garantida. São espaços em que se pode perceber a natureza em todas as suas formas e praticar atividades físicas.
7.1- PONTOS POSITIVOS
- Os alunos foram bem recebidos pelo grupo
- O grupo de idosos se envolveu na primeira atividade com balões, demonstrando interesse e participando da mesma.
- Alguns integrantes do nosso grupo, já haviam ido ao local antes, então já tínhamos a noção do espaço a ser trabalhado, o que facilitou na escolha das atividades a serem desenvolvidas.
8- CONCLUSÃO
Concluímos assim que a atividade física na terceira idade traz benefícios corporais e psíquicos.
Percebe-se que é fundamental para a terceira idade a conscientização dos benefícios que a atividade física traz para autoestima. Podendo assim dizer que deveria haver mais incentivo da mídia e dos meios públicos, e que sejam realizados mais projetos para a conscientização dos benefícios que traz a atividade física na terceira idade, evitando assim o isolamento, a depressão e inúmeras patologias.
9-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CLORDA, C. Raul. Recreação na terceira idade. Sprint, 2001
MEIRELLES, Morgana EA. Atividade física na terceira idade: uma abordagem sistêmica. 2000.
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA/NOITE
DISCIPLINA: PI
PROFESSORA:JANE CARVALHO
RELATÓRIO SOBRE RECREAÇÃO
ACADÊMICOS:
- JOCELANDRA LOPES DA SILVA
- AURIDIANA VENÇÃO
- JOYCIENE EVANGELISTA
- LAERSON SOARES
- AMANDA MALHEIROS
- ARYSTÓTELES DE NOROES
- FRANCISCO DAS C, A .FREITAS
...