Recursos Minerais Do RN
Artigos Científicos: Recursos Minerais Do RN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarianaLIma12 • 19/1/2015 • 400 Palavras (2 Páginas) • 583 Visualizações
O embasamento do Domínio Rio Piranhas é constituído por rochas metaplutônicas e metavulcanossedimentares de idade paleoproterozóica-riacina, incluindo possíveis remanescentes de idade arqueana, que caracteriza o Complexo Caicó e por uma suíte de augen gnaisses graníticos paleoproterozóica- orosiriana, denominada de Suíte Poço daCruz . A cobertura é constituída por um segmento de rochas supracrustais do Neoproterozóico designada de Faixa de Dobramentos Seridó (Brito Neves, 1975) ou simplesmente Faixa Seridó (FSE), composta pelo Grupo Seridó que engloba as formações Serra dos Quintos , Jucurutu, Equador e Seridó do Ediacarano.
As unidades paleoproterozóicas do Embasamento Rio Piranhas ocupam preferencialmente o setor ocidental do domínio, enquanto que as rochas supracrustais neoproterozóicas da Faixa Seridó predominam na porção leste do domínio, segundo uma faixa de direção NE-SW.
Complexo Caicó
A Unidade de ortognaisse é a unidade predominante no subdomínio do Embasamento Rio Piranhas. Trata-se de uma suíte magmática expandida com composição gabróica, tonalítica, granodiorítica e granítica, com predominância dos termos tonalíticograníticos. As rochas granitóides apresentam coloração cinza à esbranquiçada, granulação média a grossa, também com textura augen microporfirítica, contendo biotita e/ou hornblenda. A estrutura gnáissica mostra bandamento metamórfico de espessura centimétrica, por vezes pouco destacado, podendo conter enclaves estirados de dioritos e anfibolitos. Os corpos de hornblen- da metaleucogranitos da região de Caicó foram incluídos nesta unidade, embora alguns autores como Silva (2000) consideram esses granitos de anatexia gerados durante o evento brasiliano .
As rochas metaplutônicas do Complexo Caicó são corpos intrudidos concordantemente ou truncando o bandamento gnáissico das supracrustais da unidade inferior. Segundo Jardim de Sá (1984) na região de Assu as feições de injeção estão preservadas, enquanto em outros locais de alto strain esse conjunto litológico adquire uma feição de gnaisse bandado.
As rochas do Complexo Caicó apresentam extensivamente uma foliação de baixo ângulo. Segundo Dantas (1992), os termos plutônicos constituem uma suíte calcialcalina de médio potássio. Os litotipos plutônicos dominantes foram gerados a partir de magmas juvenis (?) extraídos de cunhas do manto metassomatizado, acima de zonas de subducção (Jardim de Sá, 1984).
Dentre as diversas mineralizações associadas ao Complexo Caicó destacam-se aquelas que ocorrem no extremo oeste do estado do Rio Grande do Norte, onde se desenvolve atividade garimpeira ligada à extração de água marinha de boa qualidade em pegmatitos. Moraes (2000), faz citação de ocorrências de esmeralda em flogopitito encaixados concordantemente nos ortognaisses e uma ocorrência de córindon (rubi). Também são assinaladas várias ocorrências de amianto em rochas anfibolíticas e serpentiníticas deste complexo.
...