Reducionismo
Tese: Reducionismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ferbicalho • 31/8/2014 • Tese • 2.091 Palavras (9 Páginas) • 192 Visualizações
Reducionismo
É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades invisíveis, como átomo na Física, a célula na Biologia, a substancias simples na Química, e outros.
O reducionismo faz com que as pessoas raciocinem sobre um determinado assunto sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em setores, e para cada assunto teria um único setor.
Pensamento Analítico
Serve para explicar as coisas ou compreendê-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário.
Mecanicismo
É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. Por outro lado as leis de causa e efeito não prevêem as exceções, e os efeitos são totalmente determinados pelas causas.
Abordagem Clássica Abordagem Sistêmica
Reducionismo Expansionismo
Pensamento Analítico Pensamento Sintético
Mecanicismo Teleologia
Expansionismo
É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. O expansionismo não nega que cada fenômeno seja constituído de partes, mas sua ênfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte. Ele se preocupa com o globalismo e com a totalidade, o tipo de visão voltada para o todo que denominamos como abordagem sistêmica.
Pensamento Sintético
Seria o oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha direto com o todo, por exemplo uma montadora de automóveis, o pensamento sintético se preocuparia com os setores que são responsáveis pela montagem do veículo e não com os setores que descobrem os materiais para construção das peças para montagem do mesmo.
Teleologia
É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências. Na concepção teleológica, o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu propósito ou objetivo de produzir. A partir desta concepção, os sistemas passaram a ser visualizados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.
Cibernética e ADM
A cibernética foi um movimento criado por Norbet Wiener ao redor de 1943, para esclarecer as chamadas “áreas brancas do mapa da ciência”. Este movimento teve a reunião de uma equipe de cientistas de diversas especialidades, cada um autoridade em seu campo, mas com razoáveis conhecimentos nos campos dos seus colegas.
Posteriormente as aplicações da cibernética estenderam-se da engenharia para biologia, medicina, sociologia, chegando rapidamente à administração. As noções de sistema, retroação, homeostasia, e outros faze fazem partes integrantes dos termos utilizados na administração.
Definição de cibernética, é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, isto é, oferece sistema de organização e de processamento de informações e controles que auxiliam as outras ciências.
O campo de estudo da cibernética são os sistemas. Os sistemas seriam os elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo. Há uma classificação arbitraria do sistemas para facilitar o seu estudo;
Quanto a complexidade, os sistemas podem ser:
Complexos simples, mas dinâmicos,
Complexos descritivos, são altamente elaborados inter relacionados;
Excessivamente complexos, extremamente complicados e não podem ser descritos de precisa e detalhada.
Quanto a diferença de sistemas deterministicos e probabilísticos:
Sistema deterministico- é aquele no qual as partes interagem de uma forma perfeitamente previsível, podendo-se prever sem nenhum risco ou erro, o seu estado seguinte.
Sistema probabilístico- é aquele que não poderá ser oferecido uma previsão detalhada. Por exemplo: se oferecermos carne para um leão, ele poderá se aproximar, e não ligar, como também se afastar.
Os sistemas cibernéticos apresenta três itens principais:
São excessivamente complexos;
São probabilísticos;
São auto-regulados
Das três propriedades acima, ressalta o probabilístico ou interminação, que nos sistemas mais simples pode ser abordada como estatística. O sistema cibernéticos é uma máquina manipuladora de informações, a atividade de seu mecanismo depende de sua capacidade de receber, armazenar, transmitir e modificar informações.
A hierarquia dos sistemas é formada por sistemas hierárquicos ou piramidais, o próprio universo é um sistema constituído por uma infinidade de sistemas e subsistemas.
Kenneth Boulding propõe uma hierarquia de sistemas, com nove níveis, e cada nível também se caracteriza por um sistema de sistemas.
Na construção de um modelo de sistema, devemos considerar o isomorfismo e o homomorfismo.
Os sistemas são isomorfos quando possuem semelhança de forma;
E os sistemas são homomórficos quando guardam entre si proporcionalidade de formas, embora não sejam do mesmo tamanho. A retroação, seria uma quantidade de energia que sai de um sistema ou de uma máquina, e que volta a entrada, desta maneira realimentando a máquina ou o sistema, gerando um ciclo. Ela serve também como uma espécie de controlador de
...