Refrigeração E Climatização
Casos: Refrigeração E Climatização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilikakrevin • 25/4/2014 • 1.962 Palavras (8 Páginas) • 239 Visualizações
REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO
Um dos maiores e mais importantes avanços da civilização moderna foi o uso da refrigeração e da climatização. A possibilidade de guardar e distribuir alimentos e de viver e trabalhar em climas diversos deu às atividades humanas, perspectivas muito maior do que poderia ser possível ou do que se via anteriormente.
A História relata que no tempo do homem das cavernas já existia a prática da refrigeração e da climatização. A coleta e armazenagem de gelo natural, o resfriamento por meio de gelo e neve, bem como a conservação destes em cavernas ou rachaduras no solo, mesmo após o inverno.
Os antigos soberanos utilizavam enormes pilhas de neve, retiradas das montanhas para produzir brisas refrescantes na primavera e esfriar refrescos. Na Idade Média utilizava-se neve em buracos e trincheiras durante o inverno, para que no verão fossem preparadas bebidas e sobremesas geladas. Muitos dispositivos engenhosos eram criados para que através da evaporação da água o ar fosse esfriado tornando a vida mais amena.
O primeiro equipamento de refrigeração foi criado em 1834, mas patenteado somente em 1856. Sendo apresentado à sociedade no ano de 1862. O primeiro refrigerador automático, movido à eletricidade e com um pequeno motor surgiu em 1918.
O primeiro processo mecânico para condicionar o ar foi inventado em 1902. Em 1920 o ar condicionado começou a se popularizar. Os modelos de aparelhos de ar condicionado residenciais começaram a ser produzidos em massa nos meados de 1950, tornando-se populares uma década depois.
Conceito geral
Refrigeração é a ação de resfriar determinado ambiente de forma controlada, tanto para viabilizar processos, processar e conservar produtos ou efetuar climatização para conforto.
A refrigeração não destrói o calor, pois ele é uma forma de energia. Ela apenas move de um lugar não desejado para outro.
Conceito específico de refrigeração: refere-se ao processo de refrigeração mecânica para esfriar e congelar alimentos, produção de gelo para fins comerciais, em uso doméstico, industrial e médico-farmacêutico.
Conceito específico de climatização: processo de refrigeração mecânica que visa condicionar o ar, proporcionando conforto térmico, aquecendo, esfriando, umidificando, filtrando, ventilando e circulando. É o conjunto de meios que permitem manter, em recinto fechado, um grau de umidade e uma temperatura desejada.
A utilização do ar condicionado tem sido um ponto forte no conforto e no auxílio de alguns serviços comerciais e industriais, mas que requer cuidados com sua manutenção.
O ar condicionado sujo é um perigo para a saúde, pois nele se depositam microrganismos que podem trazer sérias doenças. As paredes dos tubos do ar condicionado parecem cavernas e neles encontram-se alta concentração de algas, bactérias, fungos, vírus, artrópodes, protozoários e até mesmo pequenos animais transmissores de doenças. A falta de cuidados de limpeza do ar condicionado pode acarretar ou agravar doenças pré-existentes.
Entre as doenças mais comuns estão as conjuntivites, bronquites, rinites, e uma série de outras reações alérgicas. Mas o maior perigo está na presença da Legionella pneumophyla, uma bactéria que habita ductos de ar condicionado e que causa a legionelose, podendo se manifestar de duas formas: Doença do Legionário e a Febre de Pontiac.
Doença do Legionário: tipo grave de pneumonia que ocorre pela inalação de gotas de água contaminada pela Legionella e que se aloja nos alvéolos. Após 24 h da contaminação começa a aparecer os primeiros sintomas, astenia, cefaleia, mialgias, febre alta, tosse seca, dor torácica, diarreia aquosa, tremores, podendo se agravar e chegar a um quadro de broncopneumonia.
O período de incubação vai de 2 a 10 dias. A doença pode ser curável desde que diagnosticada a tempo. Os mais propensos ao contágio são os idosos e as pessoas com o sistema imunológico comprometido, doenças respiratórias ou cardíacas.
Esta bactéria foi a grande vilã da morte do ex-ministro das Comunicações Sérgio Motta, em 1998.
Febre de Pontiac: infecção parecida com a gripe causada pela inalação de água contaminada com muitos tipos de bactérias, dentre elas espécies de Legionella. Os principais sintomas são a febre, tremores, mal estar geral, cefaleia e mialgias, mas sem complicações.
O período de incubação varia entre 12 e 36 h. Por ter período muito curto, não permite a infecção e multiplicação de outras bactérias ou fungos.
Ao contrário do que muitos pensam as doenças respiratórias não acontecem pelo simples fato de diminuir a temperatura do ambiente, pois o ar quente exerce o mesmo papel.
O ar condicionado, se não estiver na temperatura adequada, desidrata o ar e resseca o muco que reveste as vias aéreas. Esse ressecamento destrói anticorpos e enzimas que atacam os germes invasores, predispondo a pessoa às infecções.
O problema com a má limpeza do ar condicionado é tão sério que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS), criar na década de 80 o termo Síndrome do Edifício Doente, para designar os males que acometem quem trabalha nesses ambientes.
Médicos alergistas alertam que, um ar condicionado sujo funciona como um verdadeiro exaustor, espalhando ácaros e bactérias. Se o ar condicionado for central traz malefícios ainda maiores, pois se torna abrigo para ratos e baratas.
Para combater a Síndrome do Edifício Doente, em 28 de agosto de 1998, o Ministério da Saúde cria uma Norma Legislativa, a Portaria 3.523/GM, que define uma série de práticas para melhorar a qualidade do ar de interiores.
A Portaria 3.523 formulou o PMOC – Plano de Manutenção Operação e Controle, que busca garantir a qualidade do ambiente e preservar a saúde das pessoas.
A Vigilância Sanitária é o órgão competente responsável pelo cumprimento do PMOC. Os procedimentos de manutenção, operação e controle dos sistemas de climatização e limpeza dos ambientes climatizados, exigidos no PMOC devem estar coerentes com a legislação de Segurança e Medicina do Trabalho, não acarretando riscos à saúde dos trabalhadores que os executam, nem aos ocupantes dos ambientes climatizados.
O PMOC estipula quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. Especifica também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.
O não cumprimento desse regulamento técnico
...