Regime De Caixa E Competencia
Pesquisas Acadêmicas: Regime De Caixa E Competencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: YASMINN12 • 13/10/2013 • 291 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
O regime de caixa as receitas e despesas são contabilizados somente quando elas entram no caixa. Independentemente do momento em que são realizadas. Desta forma só será considerado e também tributado o dinheiro que foi recebido, quando a parcela foi paga pelo cliente e não no momento em que se emite a nota fiscal. Este tipo de regime favorece as empresas que trabalham muito com vendas a prazo e prestação de serviço, pois o imposto pode ser pago só depois de recebido o dinheiro do cliente e não quando se emite a nota fiscal. É importante ter um registro cuidadoso do que entra e o que sai na empresa, o que se pagou e principalmente o que se recebeu e também que ainda esta por receber, organizando muito bem seu fluxo de caixa para não pagar duas vezes ou deixar de pagar os impostos. Esta movimentação será registrada num formulário da receita federal. Por isso entender o que é regime de caixa adotar este regime lhe proporcionará um menor comprometimento do caixa da empresa, portanto mais capital de giro.
Regime de competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda. O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, um exemplo para ilustrar: Seria quando uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 (sessenta) dias, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.
As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos.
...