Relatório de Inteligência Setorial do Sebrae
Por: Daniel Benjamin • 14/6/2016 • Projeto de pesquisa • 558 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
Relatório de Inteligência Setorial do Sebrae
Inteligência de Mercado
Assessores: Tayná Gonçalves dos Anjos
Daniel Gomes Benjamin Rodrigues
Resumo
A inteligência setorial do Sebrae visa oferecer conhecimento à micro e pequenas empresas, de forma à qualificá-las e para competir no mercado. Aplica diferentes métodos de pesquisa e análise de dados e utiliza-se de produtos de Inteligências Competitiva (IC) para fornecer informações estratégicas e capacitar os empresários na tomada de decisões mais rápidas e assertivas.
O objetivo desse relatório é apresentar informações relevantes e aplicáveis à nossa empresa reunidas das matérias contidas na plataforma de inteligência setorial do Sebrae.
Resultados
Capacitando a empresa para a competição mercadológica:
Avaliando a necessidade da P&Q inserir na sua carta de serviços possíveis projetos ligados ao ramo de petróleo, através do presente relatório, buscamos estudar uma metodologia de aplicação das estratégias e informações coletadas.
O primeiro ponto a ser retratado é a realização de uma análise das 5 forças competitivas citadas na imagem abaixo:
[pic 2]
Figura 1: As 5 forças competitivas
A partir dessa análise, teremos um embasamento para estruturar as estratégias a serem aplicadas na metodologia. Além disso, seremos capazes de avaliar a situação da empresa no mercado de atuação e em relação aos concorrentes.
Com o conhecimento adquirido, devemos realizar pesquisas de mercado que nos permitirão entender a demanda do mercado petrolífero e, a partir disso, propor mudanças que resultarão em melhorias na nossa carta de serviço.
Dessa forma, podemos vir a construir na empresa um setor que está sempre buscando inovar os serviços da empresa de acordo com a evolução do mercado de petróleo e o público-alvo, ou seja, um setor responsável pela Inteligência Competitiva (IC).
Gestão da inovação:
Devemos a partir das análises feitas, buscar formas de inovar, tendo como foco os seguintes tópicos:
- Nicho de Mercado: identificação de novas áreas de atuação.
- Novo processo: reestruturação do processo de realização do serviço.
- Novo produto ou serviço.
- Mudança organizacional: reajuste da gestão interna.
Os tipos de inovação possíveis e eficientes à empresa são:
- Inovação incremental: busca a otimização dos serviços oferecidos, preferencialmente de forma periódica.
- Inovação aberta: estabelecer parcerias, com fins de agregar valor à empresa e a seus membros (uma das inovações mais praticadas pela empresa atualmente, mas que deve ser sempre pautada).
- Inovação disruptiva: busca a adaptação da empresa às mudanças do mercado.
- Inovação fechada: busca a reestruturação dos processos internos (como a célula de inovação).
Gestão de riscos:
Para suprir a necessidade de gerenciar os possíveis riscos quanto ao processo de realização dos nossos serviços, identificamos os seguintes procedimentos:
[pic 3]
[pic 4]
Dessa forma podemos garantir projetos otimizados, eliminando os riscos e estabelecendo uma maior confiabilidade com o cliente.
Conclusão
A partir das informações coletadas e apresentadas nesse relatório, fomos capazes de identificar estratégias e metodologias aplicáveis à empresa, podendo traçar assim os pilares para uma melhor estruturação e inserção da empresa ao mercado frente aos concorrentes e ao público-alvo.
...