Relatorio Gerador Van Graaff
Exames: Relatorio Gerador Van Graaff. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CARLOSVIVEIROS • 11/9/2013 • 431 Palavras (2 Páginas) • 4.226 Visualizações
Introdução
Quando o número de prótons em um átomo é igual ao número de elétrons, este permanece neutro. Pode-se estender este raciocínio à matéria em geral. Esta condição é chamada de Equilíbrio Eletrostático.
No entanto, este equilíbrio pode ser desfeito. Isto é possível a partir de um processo chamado de Eletrização, que pode ocorrer de três maneiras: atrito, contato e indução. Para reproduzir estes processos é utilizado um equipamento chamado Gerador de Van de Graaff ou gerador eletrostático de correia.
Por exemplo com papel picado dentro do copo repele por causa desequilíbrio eletrostático. No entanto , dentre de alguns experimento veremos o comportamento de cada situação.
Parte Experimental
Foi usado um gerador de van de graaff no laboratório para reproduzir alguns fenômenos relacionado a cargas elétricas.
1.Chuva de confetes: Eletrização por contato.
Com o gerador desligado, coloque papel picado sobre a cúpula. Ligue o gerador e observe o ocorrido.
R: O Papel picado sai do copo de repelida por causa da cargas ser as mesmas.
2. Haste de Aluminio:
Com o gerador desligado, coloque suporte com haste com papel alumínio sobre a cúpula. Ligue o gerador e observe ocorrido.
R: Quando liga as duas haste se afastam.Por causa da natureza de carga no material e no gerador.Porque quando estão fechadas elas estão em equilíbrio.
3.Helice
Com gerador desligado, coloque o suporte com a hélice sobre a cúpula e ligue o gerador. E observe o ocorrido.
R: Quando liga o gerador a hélice começa a girar por causa do campo elétrico que é formado por causa da cargas com a mesma direção.
4. •Gerador de Van de Graaf e bastão de testes
Com gerado ligado se aproxima o bastão de teste e observe o que acontece.
R: Quando o bastão é aproximado a uma descaga elétrica por os corpo tenta entrar em equelibrio com o basta . É visível a descarga elétrica.
Referencias bibliográficas:
http://www.infoescola.com/fisica/gerador-de-van-de-graaff/
...