Relatorios Contabeis
Trabalho Universitário: Relatorios Contabeis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmarcele • 17/4/2014 • 2.354 Palavras (10 Páginas) • 914 Visualizações
INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS CONTÁBEIS
1. INTRODUÇÃO
Os Relatórios Contábeis é uma forma de apresentar às pessoas da área contábil, a posição financeira e econômica de uma empresa ou setor em um determinado tempo, de forma resumida. Os relatórios contábeis podem ser obrigatórios ou não obrigatórios.
Os relatórios obrigatórios são exigidos por lei e demonstrados por meio de Imposto de Renda.
Os não obrigatórios não são exigidos por lei, porém não deixam de ter sua devida importância.
2. RELATÓRIOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS
No fim de cada ano são exigidos pela Lei das Sociedades por Ações (Sociedades Anônimas – S.A.) alguns relatórios referentes à posição financeira da empresa naquele período. São eles:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do resultado do exercício;
- Demonstração de Lucros e Prejuízos;
- Demonstração do fluxo de caixa;
- Demonstração do valor adicionado. (somente para as Sociedades Anônimas de capital aberto).
Essas informações são devidamente publicadas em dois jornais: Diário Oficial e outro de maior circulação.
Podemos evidenciar também que essas exposições financeiras de cada período deverão referir-se sempre ao ano anterior. Os valores podem ser publicados sem os três últimos dígitos (em milhar de real).
Os relatórios contábeis e financeiros devem acompanhar uma nota explicativa como uma forma clara de demonstrar esses resultados.
As grandes empresas e as sociedades por ações são auditadas por pessoas independentes. Somente as sociedades anônimas de Capital Aberto são obrigadas pela CVM de substituírem a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido por Demonstração de Lucros ou Prejuízos acumulados, para as demais podem escolher entre as duas opções.
Os administradores e profissionais contábeis são responsáveis por assinar tais relatórios.
Sociedades Limitadas
As sociedades limitadas deverão seguir os modelos da Lei das Sociedades por ações, segundo a Lei do Imposto de Renda.
Se a sociedade limitada for considerada de grande porte deverá seguir a lei das sociedades anônimas, incluindo a auditoria.
O Imposto de Renda destas sociedades são constituídos por três relatórios:
-Balanço Patrimonial;
-Demonstração de Resultados do exercício;
-Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados.
3. COMPLEMENTAÇÃO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Como complemento às Demonstrações Financeiras as Sociedades por Ações devem associar mais algumas informações:
Relatório da diretoria/ ou administração
São informações não financeiras, que são publicadas logo após o nome da empresa. Exemplos: Dados estatísticos diversos; Desenvolvimento tecnológico; Projetos de expansão, etc.
Observa-se que muitas vezes esses dados são colocados de forma errônea, exageradamente otimista.
Mudanças Futuras Previstas
As mudanças relevantes que possam interferir na decisão dos investidores devem ser divulgadas pelos administradores das companhias abertas.
Essas informações devem ser apresentadas de forma ponderada, mas não omitindo nenhuma informação importante para seus usuários.
4. NOTAS EXPLICATIVAS
As Notas Explicativas ou Notas de Rodapé como são chamadas aparecem após a publicação das Demonstrações Financeiras.
Essas notas são complementos das outras Demonstrações assim como os quadros analíticos para maior clareza dos resultados, exigida pela lei das Sociedades por Ações.
5. PARECER DOS AUDITORES
Das companhias abertas, instituições financeiras e outros casos são exigidos a participação de auditores em suas Demonstrações Financeiras.
O auditor externo é conhecido também como Auditor Independente, não possuem vínculo com a empresa e possui liberdade de expressar suas opiniões, ao contrário do auditor interno.
A auditoria pode ser feita por escritório de auditoria ou pessoa física, suas opiniões são confiáveis por não possuírem vínculos com a empresa.
A opinião dos auditores é baseada na concordância das informações apresentadas nas Demonstrações Financeiras, verificando se as mesmas foram declaradas com veridicidade e com base nos Princípios Fundamentais da Contabilidade, e ainda é realizada uma comparação com o ano anterior.
Quando há duplicidade de informações dada pelo auditor e o que consta nas notas explicativas, evidenciam maior segurança nas informações para os usuários de tais demonstrações.
Parecer confiável
Quando uma empresa de auditoria possui somente um cliente pode ser uma evidência que ela não é totalmente confiável, tornando-se uma ameaça.
Um exemplo é quando esta empresa de auditoria é de pequeno porte e é contratada por uma grande empresa que por sua vez não quer publicar suas demonstrações com devida clareza, já a empresa de auditoria pode ceder à omissão dessas informações por se sentir coagida em comprometer seu futuro.
6. VALOR ADICONADO (BALANÇO SOCIAL)
Através do Balanço Social, é possível identificar o perfil social da instituição. Exemplos: Empregados; Tributos pagos; Investimento para a comunidade; investimento no meio ambiente; etc.
O Valor Adicionado é o dado mais evidenciado no Balanço Social.
Ele mostra onde as rendas da empresa estão sendo direcionada, isso é freqüentemente utilizado na Europa Ocidental.
Quando
...