Relatório De Feira OrgÂnica
Artigo: Relatório De Feira OrgÂnica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camila_22 • 27/12/2014 • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 488 Visualizações
Universidade do estado do Rio de Janeiro
Instituto de nutrição UERJ
Departamento de nutrição social
Disciplina alimentação e nutrição em saúde coletiva
Docentes Luciana Castro e Jorginete
Visita Técnica na feira orgânica
Cobal Humaitá
Camila Rocha de Oliveira
Rio de Janeiro 2014
Introdução
Cobal é a abreviação de Companhia Brasileira de Alimentos, uma empresa criada no governo militar para ajudar a escoar a produção agrícola nas grandes cidades. Nesta época foi instalado o supermercado Cobal numa antiga garagem de bondes no bairro Botafogo. O supermercado não existe mais, mas o local manteve o nome.
A parte interna da Cobal é dedicada à venda de produtos agrícolas frescos e processados. E a parte externa dedica-se a restaurantes, bares.
Existe 9 estabelecimentos na feira, sendo dispostos no quadra abaixo :
Estabelecimento Descrição
Naturio Frutas,legumes e verduras orgânicos. Alimentos processados orgânicos.
Chevette Rei das frutas Frutas, legumes e verduras
Coapi Mel Derivados de mel
Empório Orgânico Frutas, legumes,verduras orgânicos. Alimentos processados orgânicos.
Gil da Cobal Frutas, verduras e legumes.Com entrega rápida
Farinha pura Supermercado
Mondego do Humaitá Maior Box de frutas,verduras e legumes da Humaitá
Mercado de carnes Armas Açougue e minimercado
RJ comércio hortifrutigranjeiro Frutas,legumes e verduras
Rio vegetariano Lanches com produtos orgânicos
Objetivo
Analisar o ambiente da feira orgânica, bem como a perspectiva dos vendedores/fornecedores , compradores. Observar o ponto de vista dos indivíduos adeptos de uma alimentação isenta de agrotóxicos e outros tipos de conservantes na sua alimentação e como eles se posicionam com o uso indiscriminado de agrotóxicos e a compra em massa pela maior parcela da população carioca.
Desenvolvimento
Como visto na introdução, existe apenas três estabelecimentos que vendem produtos orgânicos.
O primeiro a ser avaliado foi o Empório orgânico, no qual o vendedor Marcelo não produz as hortícolas e alimentos processados, mas compra de três fornecedores ( Itaipava, Petrópolis e Minas Gerais).
O público alvo seria de todas as idades, mas com maior frequência adultos que buscam uma melhor qualidade de vida. O vendedor também faz na hora o suco luz ( suco verde) que faz bastante sucesso com os praticantes de atividade física. No dia da visita um ciclista estava consumindo o suco luz para repor suas energias.
O vendedor relatou que 80% dos produtos vendidos são orgânicos. E ele desconhece o período de maturação dos vegetais vendidos na feira. Quanto a freguesia, os consumidores são de alta renda, pelo fato dos produtos serem mais caros em relação aos produtos com agrotóxicos e conservantes artificiais, devido a mão de obra e o tempo de maturação.
Todos os produtos orgânicos recebem o certificado da ABIO ( associação dos agricultores biólogos do estado do Rio de Janeiro), o vendedor não faz parceria com outros vendedores e não há outro local de venda. Os produtos chegam por volta das 5:30 h da manhã para serem colocados nas prateleiras, o BOX do empório orgânico abre às 8:00 e fica até às 18:00h aberto.
Não há apoio fiscal por parte da prefeitura do Rio de Janeiro. E há muitos boxes fechados na Cobal do Humaitá que poderiam ser utilizados por feirantes que produzem ou mesmo revendem produtos orgânicos.
O vendedor sabe da importância de consumir produtos isentos de agrotóxicos e conservantes artificiais, um relato curioso e intrigante foi de uma consumidora que, após a reportagem no globo repórter sobre o uso abusivo de agrotóxicos nos vegetais e na época da reportagem a consumidora ficou chocada com o levantamento estatístico que confirmava que o Rio de Janeiro era o maior consumidor de hortícolas com agrotóxico em excesso constante.
Depois dessa reportagem a consumidora mudou os seus hábitos alimentares e conseguiu informações com órgãos relacionados com a produção de produtos orgânicos como a ABIO e IBD (principal certificadora brasileira de produtos orgânicos.
Os alimentos vendidos na empório orgânico são frutas e legumes em geral, mas no dia da visita a maioria já tinha sido vendidas, havia bastante folhosos escuros ( couve, rúcula, salsinha, coentro), os legumes como chuchu, tomate, repolho etc.(fotos em anexo)
Os processados eram bastante variados desde pão integral isento de glúten e lactose, geleias de frutas, cereais e leguminosas à vácuo, farinhas, polpa de tomate, entre outros. Na parte dos laticínios havia leite, iogurte de ameixa, morango, tofu. Os produtos cárneos vendidos eram o frango inteiro, filés, fígado. ( imagens em anexo).
A segunda visita foi ao naturio, no qual havia bastante variedade em relação ao empório
...