Relatório Experimento 2
Artigos Científicos: Relatório Experimento 2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: giovanamm • 19/9/2014 • 295 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
4 Resultados e Discussões
Experimento 1
A reação do tubo 2 teve uma velocidade maior do que a reação do tubo 1. Isso acontece porque para que uma reação ocorra é preciso satisfazer algumas condições, como a de que as partículas devem se chocar eficazmente e com uma energia mínima necessária. Assim, quando aumentamos a temperatura do sistema, aumentamos também a agitação das partículas reagentes e fornecemos mais energia cinética para elas; com isso, mais colisões ocorrerão e com mais energia, aumentando a quantidade de partículas que reagirão e, consequentemente, aumentando a velocidade da reação.
Experimento 2
No tubo 2 aparece primeiro a turvação amarela devido à formação de enxofre, isso significa que geralmente quanto maior for a concentração do reagente, maior será a velocidade da reação; isso também pode ser explicado por meio da Teoria das Colisões, quando aumentamos a concentração de reagentes haverá uma maior quantidade de moléculas presentes no sistema em um mesmo espaço, o que acarretará em um aumento nas suas colisões em um mesmo intervalo de tempo e uma maior probabilidade de ocorrerem choques efetivos.
Experimento 3
O tubo 2 mostra um desprendimento de gás muito mais rápido devido à presença do catalisador. Quando se adiciona o catalisador a essa reação, ela se processa mais rápido porque o catalisador muda o mecanismo da reação ou o caminho através do qual os reagentes se transformam nos produtos; isso se dá porque esse caminho alternativo exige menor energia de ativação e, consequentemente, a reação se processará de forma mais rápida.
Experimento 4
A reação ocorre mais rápido no tubo 2 por causa da maior superfície de contato. Quanto mais fragmentado estiver o sólido, maior será a quantidade de partículas que entrarão em contato, aumentando também a probabilidade de ocorrerem choques efetivos e, por fim, o aumento da velocidade da reação.
...