TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experimento Revenimento

Trabalho Escolar: Relatório Experimento Revenimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 2

Experimento: Tratamento térmico - Revenimento

Objetivo/Introdução

O processo térmico de revenimento tem por objetivo corrigir aços cuja tenacidade é frágil e a dureza excessiva, resultando em aços de tenacidade aumentadas.

Materiais estudados:

Corpo de prova Aço SAE 5160 temperado

Equipamentos:

Durômetro Rockwell Pantec

Forno para Têmpera MUFLA microprossesado

Agua (resfriamento)

Tenaz

EPIs (luva de raspa de couro com mangote, avental de raspa de couro e protetor facial)

Métodos:

Inicialmente ligamos o forno e inserimos a temperatura de 480ºC, aguardamos que o mesmo se aquecesse e se mantivesse estável a essa temperatura. Quando estabilizada em 480ºC a temperatura do forno colocamos em seu interior os corpos de prova que havíamos utilizados no experimento anterior que foi o de tempera.

Assim como no experimento anterior quando colocados os corpos de prova no interior do forno sua temperatura sofreu uma queda, mas logo se estabiliza novamente, fato que ocorre pela diferença de temperatura da atmosfera interna do forno e a temperatura dos corpos de prova.

Na descrição ministrada pelo professor para a realização do experimento os corpos de prova deveriam ficar de 50 minutos a 60 minutos dentro do forno, mantivemos - os dentro do forno próximo a média desses valores, entorno de 55minutos, os retiramos do forno com o auxilio da tenaz, deixamos conforme orientação do professor os corpos de prova resfriarem em temperatura ambiente por aproximadamente 15min após esse período terminamos o resfriamento com agua corrente.

Após o processo de resfriamento levamos o corpo de prova novamente ao Durômetro e realizamos novamente 3 testes de dureza.

Abaixo uma tabela comparativa com as medições da dureza antes e depois do processo de revenimento:

Número de

Medições Aço SAE 5160

Antes do Revenimento Aço SAE 5160

Depois do Revenimento

1ª 49 HRC 44 HRC

2ª 47 HRC 42 HRC

3ª 53 HRC 43 HRC

Resultados Obtidos

O resultado que percebemos de imediato foi a redução da dureza do corpo de prova, com base no conhecimento já existente sabemos que com isso houve um aumento da ductilidade e a elasticidade do aço, e diminuição da suas áreas de tenção e de sua fragilidade, o professor nos orientou que esse aço obrigatoriamente tem que passar pelo processo de revenimento pois sua função, feixe de molas automotivo, exige uma grande elasticidade, grande ductilidade e baixa fragilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com