Relatório Finura De Cimento
Artigos Científicos: Relatório Finura De Cimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: souzabebe • 24/9/2014 • 853 Palavras (4 Páginas) • 2.432 Visualizações
SUMARIO
1. Introdução
2. Objetivo
3. Metodologia
3.1 Normas pertinentes
3.2 Equipamentos/materiais
4. Procedimento Experimental
5. Resultado e Discussões
6. Conclusão
7. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da finura do cimento Portland CPII F-32 por peneiramento realizado conforme a NBR 11578 (ABNT, 1991), bem como apresentar a metodologia empregada.
Finura do cimento: é determinada como superfície específica, observando-se o tempo requerido para uma determinada quantidade de ar fluir através de uma camada de cimento compactada, de dimensões e porosidade especificadas.
Índice de finura na peneira nº 200: é a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 0,075mm.
2. OBJETIVO
Método de ensaio para a determinação da finura de cimento Portland com o emprego da peneira 75 μm (nº 200), pelo procedimento manual. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75 μm (fração retida).
Como objetivo apresentar os resultados da avaliação da finura do cimento Portland CPII F-32 por peneiramento realizado conforme a NBR 11578 (ABNT, 1991), bem como apresentar a metodologia empregada.•.
3. METODOLOGIA
Além de servir para aplicações gerais, o cimento Portland composto CPII F-32 pode ser usado no preparo de argamassas de assentamento, revestimento, argamassa armada, concreto simples, armado, pro tendido, projetado, rolado, magro, concreto-massa, elementos pré-moldados e artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto e solo-cimento, dentre outros. Um dos fatores que indica a qual aplicabilidade o cimento acima pode ser utilizado é o índice de finura. A finura, mais precisamente a superfície específica do produto, é o fator que governa a velocidade da reação de hidratação do mesmo e tem também sua influência comprovada em muitas qualidades de pasta, das argamassas e dos concretos.
3.1. NORMAS PERTINENTES
O experimento foi realizado conforme estabelece a NBR 11579 (ABNT, 1991), que foi substituída pela NBR 11579 (ABNT, 2012). Esta Norma prescreve os métodos de ensaio de peneiramento a seco para a determinação do índice de finura de cimento Portland com o emprego da peneira 75 μm (nº 200), pelos procedimentos manual e mecânico.
NBR 11578 (ABNT, 1991) Esta Norma fixa as condições exigíveis no recebimento dos cimentos Portland composto (CP II-E, CP II-Z e CP II-F), de classes 25, 32 e 40.
3.2. MATERIAIS UTILIZADOS
• Cimento Portland
• Balança
• Conj. De Peneiramento
• Pincéis
• Bastão
• Flanela
• Cronometro
• Vidro relógio
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
O ensaio de finura do cimento Portland foi realizado através do procedimento manual, que consiste em quatro operações (Eliminação de finos, etapa intermediária, peneiramento final e transferência do resíduo).
1º PASSO:
Pesagem de 50g de cimento na balança.
2º PASSO: Esta etapa corresponde à eliminação dos finos.
As 50g do cimento são colocadas em cima da peneira de 75µm, que foi sobreposta no fundo de peneira. Por um tempo de 5 minutos foi realizado um movimento de vai e vem na horizontal, de baixa intensidade fazendo com que o cimento se espalhasse sobre a superfície da tela e a parte fina passasse quase que em sua totalidade para o fundo da peneira.
Para ajudar no peneiramento,
...