Relatório Parcial Prointer
Por: kvieeira1234 • 14/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.937 Palavras (12 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA CAMPINAS
Curso de Tecnologia em Recursos humanos
POLO: Faculdade Anhanguera unidade 1
ACADÊMICO: Carine Caroline Francisco Vieira – RA: 7802830607
TUTOR A DISTÂNCIA:
Priscila Cintra
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
CAMPINAS/SP
JUNHO/2017
ACADÊMICO: Carine Caroline Francisco Vieira – RA: 7802830607
TUTOR A DISTÂNCIA: Priscila Cintra
RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera CAMPINAS SP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
CAMPINAS/SP
JUNHO/2017
- SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA 4
2. PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO 5
3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT
3.1 PONTOS FORTES 6
3.2 PONTOS FRACOS 6
3.3 OPORTUNIDADES 6
3.4 AMEAÇAS 6
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXO I 9
INTRODUÇÃO
O empreendedorismo teve a sua origem na França , entre os séculos XXII e XXIII ,No Brasil o empreendedorismo ganhou força entre a década de 90 no período que era conhecido como pós ditadura,desde então houve uma abertura econômica e o mercado ficou mais competitivo isso resultou no aumento do mercado consumidor.
O tema empreendedorismo nos trás uma ideia de investimento e oportunidades, há quem diga que através do Empreendedorismo muitos sentiram a sensação de ser o seu próprio chefe , porém não é bem por aí que as coisas funcionam, pois para ser um empreendedor tem que ter em mente que o trabalho é árduo e o resultado depende muito da sua dedicação.
Em um livro sobre EMPREENDEDORISMO de José Dornelas da 6° edição o Jovem empreendedor Eduardo L’ Hotelleier Faz o seguinte comentário “O brasileiro é muito criativo , porém muitos tem medo de usar e tirar sua ideia do papel.”O jovem comentou algo muito real nos dias de hoje , se formos analisar veremos com clareza que há muitas pessoas que tem o investimento, tem a ideia porém o que falta e a coragem ,aliás não são todos que querem se arriscar .
Aí vem a seguinte pergunta, até que ponto queremos nos arriscar? Apesar de ser algo incerto ninguém vai saber se não tentar . Se uma empresa tem sucesso hoje em dia é porque lá no passado alguém investiu , se arriscou e não desistiu , nada vem de mãos beijadas , para construirmos algo na vida é como se estivéssemos em uma guerra ,temos que partir para o ataque .Sem lutas não há vitórias .
- RELATÓRIO DA ENTREVISTA
Ao ser entrevistada a empreendedora Vanessa Graziela garantiu que a principal arma para um negócio de sucesso é a CORAGEM e a OUSADIA. Segundo a empreendedora quando ela começou o seu negócio, juntamente com o esposo afirma que a ideia principal era ter um lucro maior, ela está no ramo a 14 anos e seu primeiro cliente surgiu através da indicação de um conhecido, nesse momento ela pode ver a importância das relações humanas e sociais.
A ideia de empreender no ramo de marmorarias veio através de uma empresa a qual a mesma fazia parte do quadro de funcionários, ela fez uma pesquisa de mercado e na época necessitou vender um imóvel para que pudesse investir em seu empreendimento. A empreendedora garantiu que para muitos empreendedores falta a coragem ,já que como eles têm uma vida estável não se arriscam, e para empreender isso é necessário afirma , é como sair da sua zona de conforto e partir para a guerra.
A empreendedora também afirma que não necessitou de uma educação superior para entrar no mercado autônomo, pois concluiu apenas o ensino fundamental que segundo ela foi o suficiente para entrar no mundo dos negócios. Ela garante que a sua força é saber que o comércio sempre tem novas oportunidades,mas resume como fraqueza o fato de ser cansativo .Ao ser questionada se tem ou teve algum sócio a mesma respondeu que não , iniciou apenas ela e o atual esposo .Vanessa deixou claro que iniciar um negócio nem sempre é um "mar de rosas" pois ela mesmo afirma estar passando por um momento crítico,mas garante que com força e determinação conseguirá superar essa fase, ela também afirma que o novo negócio afetou também sua vida familiar .Ao entrevistar a empreendedora pude perceber que nem sempre as coisas saem como imaginamos mas que desistir nunca será o melhor caminho ,a empreendedora diz que honestidade e pontualidade dos prazos também constrói um empreendedor , a ética faz parte da construção de um novo empreendimento .A empreendedora deixou claro que os obstáculos existem mas a satisfação de ter o próprio negócio , a conquista supera qualquer obstáculo, e que se pudesse faria tudo novamente.A entrevista a empreendedora deixa claro que o planejamento é um fator importante,apesar de a mesma não ter feito um planejamento o investimento dela funcionou, porém não podemos deixar de falar que fazer um planejamento é um fator importantíssimo para começar um novo empreendimento.
Em base nesta entrevista podemos refletir sobre o trecho citado por Dornelas em seu livro de EMPREENDEDORISMO Transformando ideias em negócios 3°edição. “ O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem,se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.”
- PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO
Para ser um empreendedor de sucesso não basta apenas sonhar, tem que ter algumas características fundamentais para alcançar o seu objetivos, a pessoa que decide empreender ela deve ter iniciativa, ter uma visão ampla de negócio, ter coragem, ser firme e não desistir, ser decidido entre outras.
Nem todos que decidem ser um empreendedor obtém sucesso ,pois não possuem as características citadas acima , sendo assim dificilmente irão se destacar.
...