Renascimento Cultural
Artigos Científicos: Renascimento Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xbruna • 2/6/2014 • 624 Palavras (3 Páginas) • 709 Visualizações
Renascimento Cultural
O renascimento foi um movimento cultural que aconteceu no início da Idade Moderna, e que tinha como objetivo o humanismo e a revalorização da cultura Greco-romana e do ser humano. Apesar do nome, não foi só a cultura que mudou, mas a política, a ciência, a economia e a religião também sofreram modificações.
No início da Idade Moderna, o comércio desenvolveu-se, as cidades cresceram e se tornaram agitadas, a burguesia foi ficando mais rica ( por conta da expansão do comércio), o dinheiro foi sendo mais valorizados, os estados nacionais foram sendo formados, houve a descoberta da pólvora, das armas de fogo, o uso da bússola, do astrolábio e etc. Tudo isso mexeu com a cabeça dos europeus, e eles começaram a enxergar a política, os costumes morais, a religião, as artes e outras coisas de forma diferente.
O individualismo foi uma característica do Renascimento, pois as pessoas começaram a se dar conta que eram diferentes umas das outras, e isso influenciou na construção das casas dos ricos, pois a partir disso alguns passaram a ter quartos individuais.
Quanto as vestimentas na época renascentista, os padrões morais sofreram alterações, pois como começaram a valorizar as formas do corpo, as roupas tornaram-se mais justas,que foi uma mudança marcante. O uso de roupas coloridas era sinal de riqueza, pois as tintas naquela época não eram iguais as de hoje, por isso era preciso extraí-las de algum lugar, como conchas e minerais. As pessoas ricas vestiam-se geralmente com os tecidos mais finos e coloridos, sempre procurando usar acessórios. Já os pobres, usavam roupas feitas de tecido cru, que eram bem mais baratas.
Na sociedade medieval, tudo o que era dito pela Igreja era aceito pelas pessoas, sem questionamentos. Mas, depois que os europeus entraram em contato com a América ( Novo Mundo), seus pensamentos começaram a adquirir novos valores e a formular novos conceitos, então, foram percebendo que a solução para os questionamentos era a observação dos fatos e a experiência, e não o que a Igreja dizia. Com isso, o pensamento medieval, aos poucos deu lugar ao pensamento renascentista, mas foi ocorrendo de forma lenta e diferente para algumas pessoas, pois elas tendem a resistir algo novo.
O teocentrismo é a teoria que justifica que Deus criou o universo e que ele está no centro de todas as coisas, controlando tudo. Era a teoria adotada na época medieval. O antropocentrismo é a teoria que diz que Deus criou o universo especialmente para o homem, que está no centro do Universo. Como no Renascimento houve a revalorização do ser humano, a teoria adotada foi a do antropocentrismo.
Houveram várias mudanças do pensamento medieval para o renascentista, como por exemplo:
• A natureza na época medieval não era valorizada, pois eles acreditavam que ela os afastava de Deus. Já no Renascimento, o homem foi em busca de conhecer a natureza, que era bem mais valorizada.
• Surgiu o humanismo, filosofia que criticava o pensamento da Igreja medieval por defender a filosofia escolástica, que aceitava as ideias sem questionar.
• Agora os médicos já podiam investigar o corpo humano através da dissecação de cadáveres.
Como houve uma mudança de pensamento, as teorias também foram reformuladas. Os medievais
...