Resenha Crítica Do Filme "A Negociação"
Ensaios: Resenha Crítica Do Filme "A Negociação". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dasilva22 • 4/11/2014 • 764 Palavras (4 Páginas) • 8.251 Visualizações
1) DO FILME “A NEGOCIAÇÃO (ARBITRAGE)”
Dirigido e escrito por Nicholas Jareck o filme “A Negociação(Arbitrage, 2012)” retrata a vida de Robert Miller (Richard Gere) um milionário que está prestes e vender sua companhia para um grande banco e deseja fazer isso da forma mais rápida possível, para evitar que uma fraude sua seja revelada.
Ao mesmo tempo, divide suas atenções entre sua "família perfeita" e sua amante Julie (Laetitia Casta). Ao sofrer um acidente de carro após dormir ao volante, Miller se vê em uma situação inesperada. A amante, que lhe acompanhava, morre e ele acaba abandonando o local do acidente.
Depois de se envolver com o acidente, Robert é obrigado a mentir para todos, e confia apenas em um jovem negro, filho do seu ex-motorista particular, para quem ele prestou auxílio e favores. O contraponto entre o rico Robert e o pobre Jimmy Grant(Nate Parker) deixa claro que dinheiro não vem junto com caráter.
Em relação ao crime, como Grant viu o estado de Robert, ainda que não tenha cometido e nem participado do crime, se torna cúmplice do mesmo por ter dado carona a Miller após o ocorrido.
No entanto, no decorrer do filme sua filha Brooke Miller(Brit Marling) descobre as falcatruas do pai e toda a máscara de Robert Miller cai.Contudo, ele ainda consegue escapar de uma possível condenação acerca do acidente que resultou na morte de sua amante e ainda livrar Grant de ser condenado por obstrução
2) RESENHA CRÍTICA
O título original do filme “A Negociação” (Arbitrage) se refere ao termo arbitragem, que, por sua vez, faz referência a um tipo de operação de compra e venda em que o arbitragista utiliza o espaço de tempo existente entre o momento da compra e o instante da venda para conseguir o maior lucro possível.
Na realidade a tradução do título da obra em português parece ser mais adequada, tendo em vista que, no decorrer de “A Negociação”, assistimos a Robert Miller, um magnata do mercado financeiro, interpretado por Richard Gere, fazendo uma série de transações em que, tanto a sua vida pessoal como a sua vida profissional, parecem ser um verdadeiro “balcão de negócios” onde o que importa é o ganho que será obtido, independentemente dos meios utilizados para tal fim.
Neste sentido, o filme supracitado expõe Miller como um individuo frio, calculista e extremamente egoísta, que não mede as consequências de seus atos e se importa apenas em manter a “aparência ou fama” de chefe de família e empresário bem sucedido que se preocupa com questões sociais fazendo doações a instituições carentes. Para isso, ele não mede esforços e nem vê que os atos que acaba cometendo, afetam de forma prejudicial às vidas das pessoas que estão ao seu redor.
Entretanto, o grande ponto a ser destacado é o acidente de carro que acaba vitimando a sua amante Julie, pois ao passar a ser investigado pela polícia Miller vê a possibilidade real de que o escândalo, caso venha à tona, acabe não concretizando a venda de seu império comercial. Diante de tal situação, ele usa todos os meios possíveis para se livrar de uma possível condenação.
Somado a isso, faz interessante registrar que Robert Miller, ainda visando vender sua empresa, comete fraudes nos relatórios econômicos da mesma que passaria por
...