TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Scarlate Com As Ideias De Durkeim

Ensaios: Resenha Do Filme Scarlate Com As Ideias De Durkeim. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

O Relevo Terrestre

A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das formas assumidas pela superfície terrestre. A Geomorfologia é o ramo da ciência que estuda as formas de relevo e os processos responsáveis por sua formação e transformação.

A grande variedade de formas do relevo terrestre se deve à atuação de duas forças contrárias, porém complementares: os agentes internos e os agentes externos.

Os agentes internos, também chamados de agentes endógenos, são as forças que atuam a partir do interior do planeta. Entre os exemplos desses agentes estão o movimento das placas tectônicas (tectonismo), os terremotos (abalos sísmicos) e os vulcões (vulcanismo). Esses agentes podem ser considerados estruturadores do relevo, já que são responsáveis pela criação de grandes estruturas, que são posteriormente modificadas pelos agentes externos.

Já os agentes externos ou exógenos são as forças que atuam sobre a superfície terrestre a partir da ação do calor do sol, da água, dos seres vivos, do vento e de outros fenômenos atmosféricos. Tais agentes são considerados modeladores do relevo, já que, ao longo de milhares ou milhões de anos, modificam as grandes estruturas criadas pelos agentes internos.

Exemplos de atuação dos agentes internos na superfície terrestre

Algumas formas de relevo estão diretamente relacionadas à atuação dos agentes internos. O choque entre placas tectônicas, por exemplo, resulta na formação das grandes cadeias montanhosas ou cordilheiras. A atividade vulcânica, por sua vez, altera a fisionomia da paisagem, já que, a cada erupção, uma nova camada de rocha é depositada sobre a superfície. Vulcões submarinos ativos podem, por sua vez, formar ilhas vulcânicas.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Vulcanismo: a cada erupção, uma nova camada de rocha é depositada sobre a superfície.

Os processos relacionados aos agentes externos

A atuação dos agentes externos ocorre por meio de três processos complementares: o intemperismo, a erosão e a sedimentação.

Intemperismo é o processo responsável pela destruição ou decomposição das rochas e a desagregação dos seus minerais. Ele pode ser físico (quando não há transformações químicas na rocha e a destruição da rocha é causada pela ação do calor e do vento, sem a presença de água) e químico (quando a água participa do processo, permitindo reações e transformações químicas na rocha).

Erosão, muitas vezes chamada apenas de desgaste da rocha ou do solo, é o processo por meio do qual ocorre a retirada e o transporte de materiais de áreas altas para as de menor altitude.

Sedimentação corresponde ao depósito dos materiais (solo, areia ou fragmentos de rochas) oriundos da erosão.

A atuação dos agentes externos na transformação do relevo

Muitas formas de relevo encontradas no território brasileiro foram formadas devido à atuação dos agentes externos. As planícies litorâneas, por exemplo, onde se encontram as praias, resultam de um longo processo de sedimentação. As serras, por sua vez, possuem morros bastantes arredondados por causa da ação erosiva da água da chuva ao longo de milhares de anos.

Falésia: exemplo de alteração no relevo terrestre provocada pela água do mar.

Relevo ruiniforme: formas produzidas pela ação do vento

Os tipos de erosão

A erosão pode ser definida de acordo com o agente responsável pelo desgaste e transporte do material. Pode-se definir os seguintes tipos de erosão:

- Erosão eólica: provocada pela ação do vento.

- Erosão solar: provocada pelo calor do sol.

- Erosão pluvial: provocada pela ação da água da chuva.

- Erosão fluvial: provocada pela ação da água dos rios.

- Erosão marinha ou abrasão marinha: provocada pela ação da água dos oceanos e mares.

- Erosão glacial: provocada pela ação da neve ou gelo.

- Erosão acelerada ou antrópica: provocada pelas atividades humanas.

As principais formas de relevo

Planaltos: superfícies irregulares, em geral superiores aos 300 metros de altitude, nas quais predominam os processos de erosão.

Planícies: superfícies muito planas e baixas, geralmente com menos de 200 metros de altitude, nas quais predominam os processos de sedimentação.

Depressões: superfícies rebaixadas em relação ao seu entorno, geralmente com poucas irregularidades e predomínio de processos erosivos. Podem ser classificadas em: a) depressões absolutas, situadas abaixo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com