Resenha Filme - O Óleo de Lorenzo
Por: Thayná Roquim • 2/6/2018 • Resenha • 479 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
O ÓLEO de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolte; Susan Sarandon; Peter Ustinov; Zack O’malley Greenburg e outros. Universal Pictures Internacional B.V.; Microservice Tecnologia Digital da Amazônia, 1992. 1 DVD (129 min.), son., color.
O Filme retrata uma história baseada na realidade. Começa quando Lorenzo passa a apresentar um comportamento diferente, e logo depois, por avaliações médicas, descobrem uma doença rara. No caso é a ALD (Adrenoleucodistrofia), um dos nove tipos de leucodistrofia. Trata – se de uma moléstia metabólica hereditária muito rara, degenerativa, ligada ao cromossomo X, que determina a deficiência de enzimas peroxissomais que degradam os ácidos graxos de cadeia altamente longa, atacando as funções das pessoas, tais como aprendizado, memória, visão, deglutição, movimentos, impotência, incontinência urinária, etc. Ao primeiro momento, seus pais ficaram espantados, desiludidos entraram em prantos, foram guiados pelo senso comum e por suas próprias crenças, mas logo perceberam que nenhum avanço aconteceria sem o seu intervir. Decidiram que não se entregariam antes de tentar mudar essa situação.
Com os fracassos médicos, os pais de Lorenzo começam a estudar e pesquisar, na esperança de encontrar alguma substância que possibilitasse amenizar e até mesmo encerrar o prosseguimento da doença. No contexto filosófico e social foram encontrados pontos críticos, provocando várias reflexões acerca de valores pessoais, prioridades e superação de limites.
A fé de Michaela e Augusto, traduzida pela esperança e assim, perseverança, se embasa na pesquisa científica para encontrar uma solução. O amor e o medo de perder o filho os fizeram persistir com muita dedicação nos estudos até encontrarem uma forma de tirar o sofrimento dele. "(...) Toda pesquisa tem uma intencionalidade, que é a de elaborar conhecimentos que possibilitem compreender e transformar a realidade; (...)." (PÁDUA, 2000, p.32).
Depois de muito estudo, experimentos e crença na transformação dessa realidade, encontraram uma substância que era capaz de amenizar os sintomas causados, e a partir desta, descobriram a substância capaz de conter a doença: o Óleo de Lorenzo. Este foi um sucesso com resultados efetivos e todo o processo é baseado e sustentado em Conhecimento Científico.
O filme traz um estímulo para que as pessoas nunca virem as costas para as adversidades. Através do conhecimento e investigação científicos, pode-se obter respostas e soluções que expliquem o problema. O fruto da pesquisa de Augusto e Michaela segue como o tratamento mais eficaz para ALD, mesmo sendo questionado pelo meio acadêmico.
Bibliografia
Elaine. Medidas do amor. Disponível em: <http://medidasdoamor.blogspot.com.br/2012/06/resenha-sobre-o-filme-oleo-de-lorenzo.html>Acesso em: 2 de abril de 2015.
LIMA, Francis Cristina Al Vim de. RESENHA DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”. Disponível em: <http://especialeinclusiva.blogspot.com.br/2011/07/resenha-do-filme-o-oleo-de-lorenzo.html> Acesso em 2 de abril de 2015.
...