Resenha do Filme Ser e Ter
Por: sonabio • 28/1/2021 • Resenha • 311 Palavras (2 Páginas) • 322 Visualizações
IFSP — campus Guarulhos
Filosofia da Educação – Prof. Piva
Nome do aluno: Rafaela Marques de Paula
Prontuário do aluno: Gu3006689 Data: 26/11/2020
Título: A relação aluno – professor, com base no filme “Ser e Ter”.
À primeira vista pode-se dizer que “Ser e Ter” é um filme em que nada acontece, até você o assistir, sentir e entender o que ele quer transmitir.
É um ótimo filme, porém é uma ilusão se comparado a realidade na escola brasileira, pois não há poucas crianças em uma sala de aula, são no mínimo 20 alunos por turma, tendo apenas 1 professor e não se tem tanta liberdade ao trabalhar, sabe-se como é difícil ser um professor no Brasil, as pessoas sempre falam para “mudarmos o mundo”, porém é muito difícil mudar aquilo que já esta enraizado nas escolas.
Hoje por mais que tenhamos um ensino ainda tradicional, estamos mudando aos poucos e alguns professores e escolas fazem questão de conhecer seus alunos mais a fundo como, sua realidade, sua família, seu cotidiano, pois isso é essencial na relação aluno – professor, fazendo com que o ambiente escolar fique mais leve, ajuda o aluno a entender melhor a matéria, ajuda o professor a continuar interessado em dar aula, entre outras coisas.
Para que o ensino fique cada vez melhor os professores e principalmente as instituições de ensino precisam entender que a gerações dos alunos está em constante mudança e precisam se adaptar a cada geração para que não fiquem na mesmice e no tradicional método de ensino, visando também a didática.
Creio que um dia as escolas brasileiras serão como a do filme cujo professor tem liberdade na sala de aula, o ambiente escolar é leve, a relação aluno – professor é muito frequente e que tanto o aluno quanto o professor gostem de estar no ambiente de ensino, aprendendo e ensinando um ao outro.
...