Resenhas Para Atividade Complementar
Trabalho Universitário: Resenhas Para Atividade Complementar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreapinilha • 3/11/2013 • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 752 Visualizações
Caso Enron
Ambição, fator positivo em nossas vidas é algo que nos impulsiona por meios lícitos alcançar um objetivo seja ele de ordem material ou pessoal.
Ética “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social",
O que acontece quando a ambição cresce de forma descontrolada?Quando a ganância toma conta das suas emoções, quando a ética não faz mais parte da sua vida. Acontece um dos maiores escândalos do mundo corporativo, porque é totalmente visível no caso da empresa Enro a ambição descontrolada, a vontade de obter mais poder e a completa falta de ética.
O filme deixa claro que a busca por poder fez com que pessoas de boa educação, gabaritadas, e conhecedoras de suas responsabilidades perante a sociedade agissem de ma fé, enganando os outros, destruindo a economia de uma empresa, causando desemprego, Fazendo com que empregados perdessem tudo no fundo de pensão da Enron e oportunidades que deixaram de existir.
A Conduta profissional inadequada da Arthur Andersen empresa de auditoria da Enron, desempenhou um papel fundamental porque foram eles que ajudaram a sustentar a farsa de um sucesso que não existia. Logo a auditoria! Que a confiabilidade é um atributo essencial no desempenho da sua atividade, e como resultado das ações antiéticas, a Arthur Andersen faliu assim como a Enron.
Para nós Contabilistas é constrangedor e triste ver que todos os princípios contábeis foram infligidos que o principio da continuidade da empresa estava comprometido. Verifica-se também o descumprimento da integridade do registro do patrimônio e suas mutações, assim como o reconhecimento de receitas e despesas no período o qual efetivamente ocorreu, esses descumprimentos estão vinculados aos princípios da oportunidade e competência. Foram registrados futuros ganhos, algo que ainda nem estava sendo negociado,e tudo isso assinado pelos Auditores dando total veracidade aos fatos.
Como esse filme nos proporciona uma análise e reflexão sobre:
Individualismo, cultura diferente e oportunismos.
Antonio Lopes de Sá (2007) afirma que a Ética profissional é o ato de evitar que ações individuais por parte do profissional comprometam o ganho ou o sucesso coletivo.
Porem agimos desta forma? A todo instante estamos apenas preocupados com nos mesmo, pensando em como tirar vantagem na nossa profissão, sem nos preocuparmos com os outros profissionais, sem nos preocuparmos que as nossas ações individualistas pode causar grande desconforto para a nossa classe.
Devido à diferença de cultura os responsáveis pela fraude da empresa Enro foram presos, julgados e condenados, será que dentro da nossa cultura Brasileira seria diferente o desfecho desta historia? Será que o nosso “jeitinho Brasileiro” não iria prevalecer, deixando claro que o oportunismo esta acima de tudo.
Num Paralelo com o nosso país:
Podemos citar o Caso da empresa Agrenco Somente oito meses depois de estrear na Bolsa, a multinacional brasileira do agronegócio entrou em dificuldades financeiras, seus principais acionistas e executivos foram presos sob acusações de fraudes e suas ações viraram pó, perdendo 88% de seu valor. Resta saber como esses desvios escaparam da empresa de auditoria KPMG, que conferiu os balanços da companhia durante quatro anos e não encontrou nada que justificasse uma simples ressalva, um único alerta aos investidores. Causa espanto, ainda, como os banqueiros e advogados envolvidos há apenas um ano no lançamento dos papéis da Agrenco não viram nada de errado com as práticas da empresa. Na época Pedro Melo, sócio-diretor da KPMG, declarou que seu trabalho é feito com base em uma amostragem, e que "o objetivo da auditoria não é achar fraudes, mas adequar as operações da empresa às regras contábeis".
Podemos citar o caso da Parmalat, a fraude nas contas da empresa é uma das maiores na historia, na época a impressa chamou o caso como a Enron Europeu. E dezenas de outros escândalos chamaram a nossa atenção no decorrer do curso histórico.
Estas empresas apresentam fatores comuns há muitas correlações em todos os casos: Falta de transparência nas informações contábeis, inexistência de instrumentos adequados para administrar os conflitos de interesses, mecanismos de controle interno inadequado. À medida que detalhes
...