Resistor E Fator De Potencia
Artigo: Resistor E Fator De Potencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogergomes • 9/10/2014 • 695 Palavras (3 Páginas) • 445 Visualizações
O fator de potência é um índice que demonstra se a utilização da energia é eficiente e se existem possibilidades de melhoria. O conhecimento e o gerenciamento desse índice proporcionam maior eficiência e segurança às instalações e equipamentos, além da redução do custo com a energia elétrica. A energia elétrica é a força motriz de máquinas e equipamentos elétricos. Essa energia é utilizada de duas formas distintas: a energia ativa e a energia reativa. A energia ativa é que realmente executa as tarefas, isto é, faz os motores girarem, realizando o trabalho do dia a dia. A energia reativa forma um campo magnético necessário para que o eixo dos motores possa girar. A energia reativa está presente em: motores, transformadores, reatores, lâmpadas fluorescentes, etc. Se efetuarmos a composição destas duas formas de energia achou a energia aparente ou total. Resumindo, o fator de potência é um índice que indica quanto da energia foi utilizada em trabalho e quanto foi utilizada em magnetização. O fator de potência (FP) é o quociente da potência ativa (kW) pela potência aparente (kVA). E, conforme o "Triângulo de Potências" abaixo mostrado, o fator de potência é igual ao cosseno do ângulo .
Tudo o que exige uma energia reativa elevada, acaba causando um baixo fator de potência:
Nível de tensão da instalação acima da nominal;
Motores trabalhando no vazio durante grande parte do tempo;
Motores superdimensionados para as respectivas cargas;
Grandes transformadores alimentando pequenas cargas, por muito tempo;
Transformadores ligados em vazio, por longos períodos;
Lâmpadas de descarga (vapor de mercúrio, fluorescentes, etc.), sem correção individual do fator de potência;
Grande quantidade de motores de pequena potência.
Consequência de um baixo fator de potência é visto por um baixo fator de potência que mostra que a energia está sendo mal aproveitada. Além do custo adicional da energia (cobrança de energia e demanda reativa excedente), as instalações correm vários riscos como:
Variações de tensão que, por sua vez, podem ocasionar a queima de motores;
Perdas de energia dentro de sua instalação;
Redução do aproveitamento da capacidade dos transformadores;
Condutores aquecidos; e
Diminuição da vida útil da instalação.
Há varias maneiras de se medir fator de potencia e pode ser medido de forma direta ou indireta. Uma forma direta de medir e pelo cossenofímetro. Já para forma indireta usamos o wattímetro e o varímetro.
A primeira providencia para corrigir o baixo FP e a analise das causas que levam a utilização excessiva da energia reativa, evitando principalmente: a operação de motores ou transformadores a vazio ou com pequenas cargas; o superdimensionamento de motores e transformadores; o uso de motores de baixo FP e o uso de reatores com baixo FP. A eliminação dessas causas passa pela racionalização do uso e/ou substituição de equipamentos,
...