Responsabilidade Social Ava 1°
Ensaios: Responsabilidade Social Ava 1°. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 17/3/2015 • 443 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Agenda 21 Pessoal
A Agenda 21 deve ser adotada em todo o mundo, pois se trata de um plano de ação realizado por instituições nacionais e locais e por organizações mundiais, onde a tividade humana impacta diretamente na sustentabilidade do meio ambiente. O ponto principal para o levantamento das prioridades para a sustentabilidade parte de nós mesmos, com atitutes pessoais que reduzem a agressão que o meio ambiente sofre pelo ser humanos. Essas pequenas mudanças podem trazer um futuro melhor para nossos filhos por exemplo (BRASIL, 2014; MALHEIROS, PHILIPPI e COUTINHO, 2008). A agenda 21 pessoal é um bom desafio para repartir responsabilidades entre nossa própria família e nos dar resposabilidade. Como exemplo pessoal, podemos praticas ações como:
1. Fazer a separação e descarte adequado do lixo, separando os orgânicos dos recicláveis. Podendo utilizar o lixo orgânico como adubo natural para plantas e o lixo reciclável como objetos de decoração ou mesmo reutilizando-os.
2. Economizar energia elétrica, seja no tempo curto de banho ou mesmo desligando luzes.
3. Conscientizar e ensinar a sustentabilidade ambiental para a família, amigos, visinhos e colegas.
4. Economizar água, diminuindo o tempo de banho, fechando bem as torneiras, não lavando diariamente calçadas, roupas, tapetes, etc.
5. Reutilizar o óleo vegetal para fazer sabão, etc.
6. Construir uma cisterna para captação da água da chuva.
7. Evitar a compra de produtos descartáveis, como sacolas plásticas.
8. Utilizar produtos biodegradáveis.
9. Não utilizar agrotóxicos para plantas domésticas, vegetais ou mesmo como inseticidas, etc.
10. Uso do transporte coletivo para diminuição da poluição por automóveis.
Estas são ações que podem ser tomadas individualmente e que estabelecem um meio de vida mais sustentáveis. Ou seja, temos que melhorar a qualidade de vida do nosso futuro, tomando frente nas iniciativas sociais, econômicas e principalmente ambientais. São elas que nos levem a um planejamento mais justo, visando atender às nossas necessidades enquanto planejamos minuciosamente as várias formas de se usar os recursos naturais, dessa forma, possibilitamos os mesmos direitos as gerações futuras (MALHEIROS, PHILIPPI e COUTINHO, 2008).
Refletindo sobre acontecimentos vividos nos dias atuais como o aquecimento global e a escassez de água, que tem se tornado cada vez mais agravantes. Percebemos que a agenda 21 é um plano sustentável que melhora a vida no futuro, adotando iniciativas simples mas que fazem toda a diferença. A participação efetiva de toda a população é sem dúvida o ponto chave para superar as dificuldades de uma saciedade não sustentável.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. A Agenda 21. Seção Responsabilidade Socioambiental. 2014. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local> Acesso em 08 de Out de 2014.
MALHEIROS, T. F.; PHILIPPI, A. J.; COUTINHO, S. M. V. Agenda 21 nacional e indicadores de desenvolvimento sustentável: contexto brasileiro. Saúde Soc. v.17, n. 1, p. 7-20, 2008.
...