TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Socio Ambiental

Artigos Científicos: Responsabilidade Socio Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

01-Até os anos 70 e início dos anos 80, as empresas mantinham seus objetivos apenas para a lucratividade e eficiência de suas tecnologias sem se preocuparem com a preservação do meio ambiente já que utilizavam os recursos naturais para satisfazer a anseios da ordem econômica.

A crescente preocupação mundial dos financiadores e consumidores com a problemática ambiental tem sido o importante fator no direcionamento das empresas em suas atividades, produtos e serviços para o consumo verde. Em razão disso, as empresas adaptaram os seus objetivos para a gestão ambiental como fator para o desenvolvimento dos negócios.

Nesse cenário, o setor empresarial no Brasil se desloca, progressivamente, do pensamento de que olhar a natureza em seus processos de gestão significa gastos e redução de competitividade para, a partir da década de 1990, considerar a temática ambiental como um componente estratégico, gerador de vantagem competitiva e de produção de consumo. A partir de então, o segmento empresarial passa a incorporar o conceito de "Gestão Ambiental" a fim de produzir, em outros aspectos, à imagem do "amigo verde".Em consonância com isso, o setor empresarial deixa de considerar a utilização da natureza como excesso de gastos e redução de competividade para considerar a temática ambiental como componente estratégico e gerador de vantagem econômica, passando a implementar o desenvolvimento sustentável, racionalizando os recursos sem agredir o meio ambiente.

02-As empresas têm adotado algumas ações relacionadas à sustentabilidade como: exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio quando necessário; preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica; exploração dos recursos minerais de forma controlada, racionalizada e com planejamento, uso de fontes de energias limpas e renováveis a fim de diminuir o consumo de combustíveis fósseis, consequentemente a poluição do ar; ações que visem o incentivo e a produção de alimentos orgânico, etc.

Tem se tornado comum nas empresas, a criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem, a qual gera renda e diminui a quantidade de lixo no solo, possibilitando a diminuição da retirada de recursos minerais do solo. Além disso, outras ferramentas estão sendo utilizadas pelo segmento empresarial para a proteção ambiental e markentig verde como: a prevenção da poluição, os sistemas de gestão ambiental e correspondente certificação ISO 14001, balanço social, certificação do produto (selo ecológico), dentre outras.

No Brasil, com relação ao consumo verde, o segmento empresarial está cada vez mais engajado na sustentabilidade ecológica, a fim de melhorar a imagem das empresas a partir da venda de produtos ecológicos. Isso se tem somado a criação de projetos de conservação de recursos naturais com a criação de parcerias com governo federal e estaduais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com