Responsabilidade ambiental
Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jm100200 • 12/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.396 Palavras (6 Páginas) • 223 Visualizações
Apresentação
Com o agravamento dos problemas sociais e ambientais, as empresas estão passando por um processo de reorganização. Recentemente, houve uma valorização de uma consciência que não foque apenas no lucro, mas na responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade. Na medida em que a degradação ambiental cresce, a sociedade passa a exercer forte influência dentro do mercado industrial mundial. Com essa mudança de consciência, o governo passou a pressionar as empresas a adotarem uma posição responsável,
investindo em práticas ligadas à sustentabilidade.
Este ensaio acadêmico discute sobre a responsabilidade ambiental.
Abrangendo diferentes abordagens sobre o papel de determinadas empresas e os aspectos relacionados ao movimento de adoção de práticas de desenvolvimento sustentável. Quanto aos procedimentos técnicos para realização da pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, com base em materiais tornados públicos, tais como livros, revistas, dissertações, teses e artigos científicos relacionados às temáticas abordadas.
4 Desenvolvimento
A responsabilidade social dentro das organizações se dá como um avanço nos procedimentos políticos e estruturais, principais atributos para a construção de uma empresa. Nos últimos anos, ocorreram transformações significativas no que se refere à consolidação de práticas e formulação de diretrizes que tratam a questão ambiental de forma sistêmica e integrada.
Neste sentido, Meyer (2000) nos dá o conceito de desenvolvimento sustentável que apresenta alguns pontos que devemos considerar, tais como o crescimento econômico, uma maior percepção dos resultados sociais decorrentes e um equilíbrio ecológico na utilização dos recursos naturais.
Devemos entender que as reservas naturais são esgotáveis, e que os problemas precisam ser considerados através de tecnologias adequadas ao meio ambiente. A reciclagem deve nortear todos os segmentos, sendo necessária uma participação de elementos da sociedade.
Donaire (1999) diz que o retorno do investimento, antes entendido simplesmente como lucro e enriquecimento de seus
acionistas, ora em diante, passa, fundamentalmente, pela contribuição e criação de um mundo sustentável.
Dessa forma, os processos de conhecimento têm viabilizado tecnologias que aprimoram as práticas sustentáveis, transformando os métodos que antes eram usados para responder a uma imposição democrática, preocupada com a saúde do meio ambiente, em oportunidades de negócios para a empresa.
Isto é apoiado por Souza (1993), ao dizer que as estratégias de marketing ecológico, implantadas no âmbito empresarial, correspondem à melhoria de imagem tanto da empresa quanto de seus produtos, através da criação de projetos e ações voltados a proteção do meio ambiente.
Desse modo, o gerenciamento ambiental passa a ser um fator estratégico que a tecnologia de gestão deve analisar.
5Para entendermos como a Responsabilidade Social pode ser importante no meio organizacional, precisamos primeiro, entender o que ela significa.
Seu conceito pode ser percebido de diferentes maneiras, representado dentre outros, uma obrigação legal, um comportamento responsável no sentido ético, uma contribuição caridosa, ou apenas, a intenção de ser socialmente consciente.
Para Orchis (2002), a Responsabilidade Social refere-se à ética como base das ações com todos os públicos com os quais a organização pode interagir, ou seja, os seus stakeholders (clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, governo, sociedade, meio ambiente etc.).
Já para Ashley (2002), a Responsabilidade Social pode ser vista como toda e qualquer ação que venha a contribuir com a melhoria da qualidade de vida da
sociedade. Um compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade representado através de ações e atitudes que tragam algo de positivo para qualquer comunidade, demonstrando uma postura coerente da organização e sua prestação de contas para com ela.
Seja qual for a mais correta definição, é importante saber que as práticas de ações que se referem -à Responsabilidade Social sob o ponto de vista empresarial, têm posto abaixo as barreiras e os limites das empresas, que não mais voltam suas atitudes para os interesses internos e dos acionistas, passando agora e mais do que nunca envolvendo as obrigações morais ditadas pela ética social.
As organizações devem ter bem em mente, que a Responsabilidade Social busca ter a consciência sobre os resultados de suas atividades na sociedade e no meio ambiente, e dos impactos positivos do seu trabalho na sociedade.
Para conseguir se anteciparem ao impacto causado no meio ambiente, as organizações devem incorporar em suas tomadas de decisões, o fato ambiental. Por exemplo, empresas experientes identificam resultados econômicos e resultados estratégicos da causa ambiental.
Para tentar diminuir a degradação ao meio ambiente, foram criadas leis que instituem punições administrativas e penais para pessoas ou empresas que agem de forma a degradar a natureza. Atos como poluição de água, corte ilegal de árvore, morte de animais silvestres tornaram-se crimes ambientais. Um exemplo brasileiro, a Lei de Crimes Ambientais.
O fator ambiental nos mostra a necessidade de adaptação das empresas e direciona novos
caminhos em sua expansão. A Responsabilidade Social já deixou de ser apenas uma opção ou um diferencial para as empresas. Passou a ser uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência.
As empresas devem mudar seus paradigmas, sua visão empresarial, seus objetivos, as estratégias de investimentos e de marketing. Tudo para se voltar à nova realidade do mercado global, o ecologicamente correto.
Outra definição para Responsabilidade Social no contexto empresarial, dada pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, citada na obra de Melo Neto e Froes; (1999, p.87)
“Responsabilidade Social Corporativa é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias,
...